Mensagens


Caros Colegas

Com muitas satisfação recebemos vocês para o 15 Congresso  Brasileiro de Adolescência em São Paulo, no período de 23 a 25 de maio de 2019.

O programa está muito bem feito, trazendo as atualizações e os desafios desta fase maravilhosa da vida para reflexões dos pediatras nos dias de hoje no Brasil. Além disso São Paulo sempre traz boas surpresas, onde poderemos estreitar as relações de amizade com nossos colegas.

Aproveitem muito o congresso!

Um abraço grande

Luciana Rodrigues Silva
Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria


Mensagem Presidente do Departamento de Adolescência da SBP

Caros colegas,

Iniciamos o desafio de elaborar o 15° Congresso Brasileiro de Adolescência – um marco da Medicina do Adolescente no Brasil.  Será um congresso interdisciplinar, fruto da parceria entre a Sociedade Brasileira de Pediatria e a filiada de São Paulo, contando também com o empenho do nosso Departamento Científico de Adolescência.

Procuramos oferecer um programa com as melhores práticas da Atenção à Saúde Integral do Adolescente Brasileiro e no século XXI

O Congresso destacará conceitos, tratamentos e prevenção dos problemas mais prevalentes e os que vêm emergindo na sociedade contemporânea. Os temas serão desenvolvidos por meio de conferências, mesas redondas, painéis, discussão de casos clínicos, e em rodas de conversa. 

Os palestrantes convidados são colegas com grande experiência clínica. Além disso, contamos com a presença – inigualável – dos próprios adolescentes e jovens, em atividades especialmente voltadas para eles.   

Repetindo experiências anteriores e inovando outras, realizaremos o Fórum dos Adolescentes com o tema Fortalecendo as Famílias, que possibilita ampla participação:  de adolescentes e jovens, de mães e pais, educadores e profissionais. A inscrição é gratuita e a dinâmica será bem interativa.

Assim, em 23 a 25 de maio próximos, São Paulo estará vestida de alegria e pronta para acolher nossos grupos do jeitinho paulista de ser. Que ... “É ter um país inteiro dentro de um país inteiro... Poder comprar de um alfinete a um navio... Ouvir música de um realejo ou de uma orquestra internacional... Comer um pastel de feira ou jantar num restaurante cinco estrelas... Do malabarista no farol a um musical da Broadway..."

VAMOS A ESTE ENCONTRO: com nossos adolescentes e muito conteúdo científico, atividades lúdicas e sociais. E muito carinho. 

O evento será um sucesso com sua presença!

Alda Elizabeth Boehler Iglesias Azevedo
Presidente do Departamento de Adolescência da SBP
Presidente da Comissão Científica do 15º Congresso Brasileiro de Adolescência


Mensagem Presidente do Congresso Brasileiro de Adolescência

Caríssimos Congressistas,

A Medicina do Adolescente, como área de habilitação, está presente em nosso país desde a década de 70, sendo uma modalidade de treinamento e atuação já bastante consolidada em países europeus e nos EUA. No Brasil, existem programas de Residência Médica já fortemente constituídos que oferecem um curso teórico abrangente e consistente, aliado às atividades de treinamento em serviço, para assim, qualificar, com excelência, o pediatra que sente o chamado para atuar com este ciclo de vida. Além disso, existem ainda, grupos que atuam capacitando de forma multiprofissional e interdisciplinar, para atender também às demais exigências deste campo de atuação, tendo cada grupo sua especificidade, tendo, dentro de suas possibilidades a mais diversa constituição de equipes, com profissionais de múltiplas áreas, desde pedagogos, educadores, nutricionistas, musicoterapeutas, enfermeiros, assistentes sociais, pediatras, até antropólogos e advogados, conforme a constituição e necessidade do local onde estão inseridos e  atuam. 

Em maio de 2019 realizaremos o XV Congresso Brasileiro de Adolescência, de 23 a 25 de maio, em São Paulo, SP. 

O evento pretende atender a todos os profissionais que atuem nesta área tão vasta, desde os profissionais de saúde, que estão na chamada “linha de frente”, nas Unidades Básicas de Saúde, Consultórios, Prontos-socorros e Ambulatórios das mais diversas ordens e que envolve, ainda, os profissionais de outras áreas, que tem a missão de refletir e promover ações sociais, humanas, históricas, a esta população. 

Por mérito total e esforço, imprescindível, das Presidências e Diretorias da SBP e SPSP este congresso está sendo elaborado para atender as necessidades de diálogo entre estas áreas e o incentivo de ações para compreender, conhecer e trazer novas luzes, ampliando assim nosso olhar, nossa escuta e, portanto, nossas ações, sejam de ordem prática, no nosso fazer, no dia a dia, seja de ordem acadêmica, para a produção e disseminação de conhecimentos. 

Os profissionais que compõem os Departamentos de Adolescência da SBP e da SPSP têm se empenhado, absolutamente, em trazer a público um programa em que está previsto desde a atualização de princípios gerais que norteiam a prática, até a inclusão de novos saberes, ainda pouco abordados em Congressos anteriores, ou mesmo não abordados. 

Importante frisar o cuidado com que toda a equipe está tendo na produção do programa a ser oferecido, introduzindo algumas novidades, que tornarão este tempo mais produtivo e reflexivo:

  • A abordagem que prevê um Congresso concentrado, sem atividades simultâneas, podendos todos os participantes estarem presentes nas mesmas atividades e elaborando as mesmas reflexões;
  • Um programa que foi minuciosamente elaborado e revisto, passo a passo e por isso, se conseguiu ampliar as perspectivas do que apresenta, tentando ser abrangente e ao mesmo tempo se preocupando com situações específicas;
  • As mesas redondas desenvolvem temas de relevância, muitas vezes se desdobrando em subtemas particulares, que reclamam pelo aprofundamento da discussão
  • Serão realizados Fóruns com adolescentes, pais e professores, para escutar ativa e sensivelmente a esta população, no cenário da escola; está previsto, também, um Fórum para a Diversidade, onde, da mesma forma, num tratamento sensível se abordará e se tentará trazer novos conhecimentos e direcionamentos para estas questões, que vão da saúde física às discussões morais, sociais e culturais que o assunto traz à tona. 
  • O espaço de apresentação de Pôsteres tem a proposta de garantir a troca de informações e experiências com os Congressistas e os palestrantes, espaço privilegiado, portanto, para o intercâmbio, diálogo e esclarecimento de eventuais dúvidas. 
  • Os Temas Livres aprovados para apresentação oral serão apresentados no corpo do congresso, antes de cada Mesa Redonda ou atividade pertinente, como a função de “provocação” para o que se realizará; serão portanto, escolhidos Temas Livres que tenham relação com o que será abordado, e se pretende, para além de valorizar a produção científica na área, incentivar a promoção do conhecimento e reconhecimento da multiplicidade de  grupos que atuam com adolescentes e que no entanto, muitas vezes, ficam invisíveis na nossa sociedade.

Nosso objetivo é arquitetar um evento abrangente, com muita interação e que seja proveitoso, agradável e produtivo. 

Convido todos a participar deste Congresso, com o desejo de que seja um marco na atualização e consolidação de conhecimentos que permitam sempre, o melhor atendimento e acompanhamento de nossos adolescentes e jovens, em todos os cenários onde eles estejam inseridos, por todos os profissionais, das mais diversas qualificações.

Até lá!

Dra. Maria Sylvia de Souza Vitalle
Presidente do Congresso


Mensagem Presidente del Comite de Adolescencia Asociación Latinoamericana de Pediatría

Caríssimos Congressistas,

El Comité de Adolescencia de la Asociación Latinoamericana de Pediatría, con más de treinta años de existencia, reúne a delegados de todos los países de Centro y Suramérica, los de habla hispana  de Norteamérica y el Caribe, además España, Portugal e Italia. Su finalidad es ser referentes en difundir la necesidad de una atención integral hacia la salud del adolescente y proporcionar las herramientas necesarias para poder hacerlo en cada país según su realidad y sus necesidades.      En el año 2019, Brasil en el marco de la realización del 15º Congreso Nacional de Adolescencia, recibe al comité en una reunión extraordinaria. Sabemos de antemano la enorme calidad académica que los organizadores buscan brindar al evento y para nosotros como Comité es un verdadero privilegio participar y aportar nuestro granito de arena.  Enviamos una invitación especial  a los pediatras y médicos de adolescentes de nuestro continente a no perderse tan importante evento. Nos veremos en Sao Paulo.

Dr. Ronald Pérez Escobar
Presidente del Comite de Adolescencia Asociación Latinoamericana de Pediatría

Nossos Endereços

Agência de eventos • Ekipe de Eventos
Endereço 
• Av. Sete de Setembro, 4857 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-000
Telefone • (41) 3022-1247
E-mail ekipe@ekipedeeventos.com.br