Mensagens


Caros Colegas Com muitas satisfação recebemos vocês para o 15 Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia Pediátricas em Foz do Iguaçu no período de 10 a 13 de abril de 2019. O programa está muito bem feito, trazendo a atualização de ponta nestas especialidades. Além disso Foz do Iguaçu representa um dos recantos mais lindos do nosso país, onde poderemos estreitar as relações de amizade com nossos colegas. Aproveitem muito o congresso!

Um abraço grande

Luciana Rodrigues Silva
Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria

Mensagem Presidente do 15º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria


Queridos amigos Pediatras do Brasil e da América do Sul,

É com uma enorme satisfação que a Sociedade Brasileira de Pediatria e o Paraná recebem o 15o Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria. Passados dezesseis anos, Foz do Iguaçu volta a ser sede deste importante evento científico e de confraternização entre pediatras, alergistas e imunologistas.

Assim como a união do Brasil com os países vizinhos na tríplice fronteira, o Paraná une as três especialidades: a pediatria, a alergia e a imunologia. União esta decorrente do pioneirismo e da vanguarda do ensino e da pesquisa paranaense na Alergia e Imunologia Pediátrica, que atravessou as fronteiras do estado e do país.

Nesta ocasião o tema central do congresso será "Alergia e Imunologia em Pediatria: da atenção primária a medicina personalizada". Com mais de um século da imunoterapia específica para o alérgeno e cinco décadas da descoberta da IgE, há necessidade de propagar e sedimentar o conhecimento das doenças alérgicas e imunológicas na atenção primária. Além disso, o aumento do conhecimento da etiopatogenia e do tratamento das doenças alérgicas e imunológicas aproximam o pediatra ainda mais do controle e cura destas enfermidades.

A alergia e imunologia tem se desenvolvido ao passo da medicina personalizada, onde na atenção primária são atendidos a maioria das crianças alérgicas e com erros inatos da imunidade, sendo possível identificar asmáticos que devem receber corticosteróides inalados, mas que ainda sem controle da doença, serão candidatos aos mais modernos tratamentos imunobiológicos em centros especializados, bem como crianças que logo ao teste do pezinho, serão encaminhadas para transplante de medula óssea.

A programação científica está sendo cuidadosamente elaborada para que o amigo pediatra tenha a oportunidade de atualizar-se e trocar experiência com os mais renomados professores e pesquisadores do Brasil e do exterior, além de aproveitar as belezas da maior catarata do mundo!

Sejam bem-vindos ao Paraná, à Foz do Iguaçu!

Prof.Dr.Herberto José Chong Neto
Presidente do 15º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia em Pediatria

Mensagem Presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria


É com imenso prazer que convidamos você a participar do 15º Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia Pediátrica em abril de 2019 em Foz do Iguaçu.

As doenças alérgicas são prevalentes, seu adequado diagnóstico e manejo são muito importantes e o papel do pediatra é essencial, pois elas são parte do seu dia a dia na prática clínica.

Vemos que o número de casos de alergia vem aumentando ao longo dos últimos anos e se discute o papel da industrialização dos alimentos, da exposição precoce a alérgenos e do desvio do sistema imunológico, que antes focava no combate às infecções e infestações, para um padrão “alérgico”.

Serão abordados temas muito frequentes como a rinite, a asma, a dermatite atópica, as infecções de vias aéreas e também assuntos relevantes como as imunodeficiências primárias.

Estamos reunindo um time de profissionais reconhecidos nacional e internacionalmente por sua expertise e excelência em ensino e pesquisa que trará o que há de mais atual de maneira objetiva e prática.

O Congresso contará, ainda, com um espaço para a apresentação de trabalhos científicos, oportunizando a exposição das experiências de vários profissionais.

A cidade possui uma infraestrutura excelente para a realização de eventos desse porte, conta com a beleza ímpar das Cataratas, o marco das três fronteiras e estamos prontos a recebê-los de braços abertos para mais essa troca de experiências.

Um grande abraço,

Profa. Dra. Kerstin Taniguchi Abagge


Mensagem Diretor de Assuntos Internacionais, SBP

Nossa especialidade tem evoluído muito e a atualização é requisito indispensável para se manter o nível de conhecimento de recursos diagnósticos e tratamentos disponíveis para crianças e adolescentes com doenças alergoimunológicas. Pela quarta vez o Estado do Paraná organiza o Congresso de Alergia e Imunologia em Pediatria desde 1984 e sou testemunha do progresso da especialidade nestes anos. Vivemos a medicina de precisão e individualização do tratamento. Conhecemos fatores de risco para o desenvolvimento de alergias e podemos interferir na prevenção das doenças. Dos alérgenos aos componentes pela biologia molecular, da análise de mutações e sequenciamento no diagnóstico de imunodeficiências primárias permitindo a cura de doenças antes letais, e o desenvolvimento de imunobiológicos são exemplos de como mudou nossa especialidade. Associa-se o ensino à pesquisa para traduzir ao clínico estas informações atualizadas.

Agradeço a distinção de ser Presidente de Honra deste evento, reconhecimento da minha trajetória acadêmica na formação de especialistas em Alergia e Imunologia e contribuição à Sociedade Brasileira de Pediatria e à Sociedade Paranaense de Pediatria, em diferentes cargos exercidos até o presente.

Muito obrigado.

Dr.Nelson Rosário Filho
Professor Titular de Pediatria,UFPR / Diretor de Assuntos Internacionais, SBP

Nossos Endereços

Endereço • Endereço: Av. Sete de Setembro, 4857 - Água Verde, Curitiba - PR, 80050-315
Telefone • (41) 3022-1247
E-mail ekipe@ekipedeeventos.com.br