Mensagens

O avanço dos conhecimentos da epigenética (estudo das mudanças da expressão genética que independem da sequência primária do DNA) vem demonstrando o efeito de vários fatores ambientais no fenótipo (características apresentadas por um indivíduo, sejam elas morfológicas, fisiológicas ou comportamentais), particularmente quando presentes nos primeiros 1000 dias de existência de um ser humano desde o momento de sua concepção (portanto inclui o período gestacional), mas se estende de modo significativo durante todo o período de crescimento e desenvolvimento até a maturidade.

Dentre os fatores ambientais, os acidentes, as diversas formas de violência e o uso de drogas (incluindo álcool e tabaco) têm o potencial de prejudicar uma pessoa, inclusive na sua habilidade de adquirir conhecimentos e com eles elaborar um raciocínio lógico.

A consequência é a predisposição ao fracasso, tornando-o menos apto para uma vida adulta produtiva e menos apto a compreender as consequências de seus atos.

Este comprometimento da inteligência social, ou seja, da capacidade de compreender e administrar adequadamente os relacionamentos humanos, entre eles os sentimentos de empatia, compaixão, solidariedade, vergonha, culpa, indignação, espanto, admiração e gratidão predispõe à delinquência, vulnerabilizando a sociedade como um todo.

A educação de qualidade e o bom atendimento pré-natal, de puericultura e ao adolescente, que inclua a prevenção e o combate aos acidentes, à violência e ao uso de drogas, álcool e tabaco, da gestação à maturidade, é, portanto, uma obrigação não só dos gestores das políticas públicas, mas de todo cidadão responsável que deseja contribuir para a construção de uma sociedade mais próspera, mais segura, mais humana, enfim, mais digna.

A discussão, reflexão e divulgação dos temas que serão abordados neste 1º Fórum da Sociedade Brasileira de Pediatria Sobre Violência na Infância e na Adolescência pretende contribuir para isso.

Bom evento para todos!

Atenciosamente,

Dr. Mário Roberto Hirschheimer
Endocrinologia - Crianças e Adolescentes

Nossos Endereços

Agência de eventos • Ekipe de Eventos
Endereço 
• Av. Sete de Setembro, 4857 - Água Verde, Curitiba - PR, 80240-000
Telefone • (41) 3022-1247
E-mail ekipe@ekipedeeventos.com.br