Mensagens


Caros Colegas

Com muitas satisfação recebemos vocês para o 15 Simpósio Brasileiro de Vacinas em Aracajú, no período de 15 a 18 de maio de 2019.

O programa está muito bem feito, trazendo as atualizações e os desafios atuais das imunizações nos dias de hoje no Brasil. Além disso Aracaju traz boas surpresas, onde poderemos estreitar as relações de amizade com nossos colegas.

Aproveitem muito o simpósio!

Um abraço grande

Luciana Rodrigues Silva
Presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria

Mensagem Presidente do 15º Simpósio Brasileiro de Vacinas

Queridos Amigos,

Este é um momento de grande importância para quem preza, como todos nós fazemos, pela saúde de nossas crianças e de nossa população. Estamos num momento em que, um dos nossos orgulhos de funcionamento e eficiência, o nosso Programa Nacional de Imunizações (PNI), está fraquejando e a sua eficiência tem sido colocada em xeque.

Desde 1973 quando foi formulado e 1975 quando foi institucionalizado, só tivemos crescimentos de número de vacinas disponíveis e coberturas vacinais para todo o país, o que, para o Brasil, com essas enormes área e população a serem cobertas, significa um esforço de grande magnitude. Mas sempre demos conta disso com grande eficiência, nos tornando exemplo de como instituir e manter uma das mais importantes estratégias de saúde pública na história da Medicina.

Teria exemplos formidáveis para lembrar a todos, mas basta dizer que nos anos 1970 já tínhamos erradicado a Varíola e a partir de 1980, iniciamos a erradicação do Poliomielite. Último caso de Pólio registrado em 1989 e, em 1994, recebemos o registro de Certificação da Ausência de Circulação Autóctone do Poliovírus Selvagem nas Américas. Também ficamos muito tempo sem ter casos autóctones de Sarampo, mas nos últimos anos eles voltaram, junto com a notícia alarmante de que estamos com nossas coberturas vacinais todas defasadas. Como pode? Sempre tivemos vacinas suficientes disponíveis para nossa população, por que agora não temos? 

Se incluímos novas vacinas (Rotavírus e HPV os últimos novos agentes que incluímos no calendário), traçamos novas estratégias e calendário, incluímos novas populações no calendário (Gestantes, Idosos), porque as coberturas estão em queda? O que podemos fazer? E, ainda mais, que novas vacinas podemos incluir?

Tudo isso discutiremos em Aracaju, em maio de 2019. Tenho certeza que será um ótimo e necessário evento que os Pediatras e todos que prezam pela saúde de nossa população, principalmente de nossas crianças, poderemos discutir o que fazer para reverter esta situação. Aracaju é muito bonita e organizada, todo mundo que vem aqui sempre gosta. Também estamos nos esforçando para recebê-los muito bem e queremos que venham.  

Assim, esperamos vocês em nosso evento, para podermos discutir e traçar estratégias e condutas para revertermos essa situação.

Grande abraço e até maio de 2019

Ricardo Gurgel
Presidente do 15º Simpósio Brasileiro de Vacinas

Mensagem Presidente do Departamento de Imunizações da SBP

Caros amigos,

O já tradicional Simpósio Brasileiro de Vacinas este ano terá sede na linda Aracaju.

Num cenário de constantes mudanças e desafios no campo das imunizações, preparamos uma programação científica de altíssimo nível, contando com os mais renomados especialistas na área de todo o país.

Oportunidade única de troca de experiências e atualização do profissional que lida com a criança e o adolescente e tem na vacinação um dos pilares da saúde preventiva.

Venha participar conosco desse encontro científico que transcorrerá dentro de um ambiente acolhedor e de muita confraternização.

Um grande abraço!

Renato Kfouri
Presidente do Departamento de Imunizações da SBP

Nossos Endereços

Endereço • Endereço: Av. Sete de Setembro, 4857 - Água Verde, Curitiba - PR, 80050-315
Telefone • (41) 3022-1247
E-mail ekipe@ekipedeeventos.com.br