carregando...

Aula inaugural traz à capital a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria

Filiadas 08/08/2016

sprs

DraLuciana-posseLuciana Rodrigues da Silva e o professor Fernando Celso Lopes de Barros estarão participando de evento do Programa de Pós-Graduação em Pediatria da UFCSPA, na segunda-feira (08/08), às 9h, em Porto Alegre

A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SPB), Luciana Rodrigues da Silva, e o pediatra e pesquisador em Epidemiologia, Fernando Celso Lopes Fernandes de Barros, serão os palestrantes convidados da aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Pediatria da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). A atividade ocorre na segunda-feira (08/08), às 9h, no auditório do prédio 3 da instituição de ensino superior, na Rua Sarmento Leite, 245, no Centro da capital. 

Abordando o tema “O ensino e a pesquisa em Pediatria no nosso país”, Luciana da Silva vai tratar dos pilares que marcam sua gestão à frente da SBP, fundamentados na ampliação das ações de educação continuada, na busca por melhores condições de trabalho e valorização do pediatra e no aprofundamento das políticas e dos benefícios para as crianças e suas famílias. 

- Queremos que todas as crianças possam ser assistidas por pediatras habilitados de modo adequado, na saúde e na doença, para que atuem na prevenção e no tratamento. A cada dia nas atividades assistenciais, didáticas, de pesquisa e de gestão, estamos contribuindo para um futuro melhor, e os pediatras, com sua disposição incansável e devoção no desempenho profissional, crescem em importância neste processo. Por isso, o ensino e a pesquisa em pediatria qualificados se tornam ainda mais fundamentais – destaca Luciana. 

Já o professor Fernando Celso Fernandes de Barros tem em sua pauta o tema “As novas curvas de avaliação antropométrica do recém-nascido” onde irá destacar as ferramentas que possibilitam aos médicos avaliar as condições ideais de desenvolvimento do bebê desde o útero. 

- As curvas de crescimento são muito importantes para avaliar o desenvolvimento do feto e do bebê. No caso de bebês que já nascem subnutridos, quanto mais cedo o problema for detectado, mais tempo se ganha para tentar corrigir a alimentação e evitar sequelas que podem chegar até a idade adulta – ressalta o pesquisador. 

A abertura da aula inaugural será realizada pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFCSPA, Rodrigo Della Méa Plentz, e pelo coordenador do PPG, professor Sérgio Luis Amantéa, integrante da diretoria da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS). Mais informações a respeito do evento podem ser obtidas pelo e-mail ppgpediatria@ufcspa.edu.br .