carregando...

Cursos do Programa de Reanimação Neonatal da SBP mobilizam pediatras do Mato Grosso

Filiadas 12/05/2017
Reanimação turma editado
Turma do curso de Programa de Reanimação Neonatal da SBP, realizado pela Somape

 

A Sociedade Mato-grossense de Pediatria (Somape) acaba de iniciar o seu ciclo de cursos que fazem parte do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria (PRN – SBP). São eles: Reanimação Neonatal para Médicos, Reanimação do Prematuro em Sala de Parto e Transporte do Recém-Nascido de Alto Risco. Na próxima terça-feira (16) e no sábado (27) serão formadas novas turmas do mesmo módulo. Os próximos encontros acontecerão em junho e julho. As atividades tiveram início em 5 de maio.

“Teríamos mais um dia de aula, no dia 6, que seria de formação de instrutores. Esse módulo foi adiado e será feito ao final dos cursos já programados. Já a aula do dia 5 foi bastante satisfatória com alunos muito participativos e 100% de aprovação. Os médicos demonstraram muito entusiasmo com os conhecimentos adquiridos”, destacou dra. Sandra Moreira Monteiro, coordenadora estadual do PRN–MT. Ela é uma das organizadoras da atividade, ao lado da dra. Elibene Junqueira.

ATUALIZAÇÃO - As ações deste treinamento incluem ensinar as condutas mais atualizadas aos médicos e profissionais que cuidam dos recém-nascidos nas maternidades públicas e privadas. A intenção é abranger nesse processo os residentes de 1º e 2º ano pediatria. Um dos objetivos é garantir que, no mínimo, exista um instrutor recertificado em cada maternidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), seja  própria ou conveniada.

“Desde o ano passado estamos fazendo esse treinamento, que é essencial para garantirmos a atualização dos pediatras do Mato Grosso, de acordo com as novas diretrizes de 2016”, explica a Dra. Sandra Moreira Monteiro. Todas as aulas ocorrem no Hospital Universitário Júlio Müller, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Os interessados podem se inscrever pelo email reanimacao.somape@gmail.com.

CERTIFICADOS – O PRN-SBP já certificou 87.959 profissionais até março deste ano. Suas atividades começaram em 1994. No novo ciclo do ensino de reanimação – no período entre maio de 2016 e março de 2017 – foram certificados 913 instrutores de todas as unidades federativas do país.

Esse grupo já aprovou 5.247 médicos e 2.604 profissionais de saúde não médicos, a um ritmo de 30 profissionais certificados ao dia pelo PRN. Em julho do ano passado, o PRN-SBP, já reconhecido como um dos maiores e mais eficientes nesta área em todo o mundo, fez história ao treinar, sob a organização da SBP, 80 médicos em Moçambique, um dos países com piores Indicadores de Desenvolvimento Humano (IDH) do continente africano. 

VEJA ABAIXO O CALENDÁRIO DOS CURSOS E PROGRAME-SE!

Reanimação cartaz-programa