carregando...

II Congresso Rondoniense de Pediatria e Adolescência termina com êxito

Filiadas 12/05/2017
IMG-20170512-WA0007
Presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, à direita, entrega placa que homenageia membros da primeira diretoria da Sopero, como a dra. Maria das Graças Guedes França, à esquerda.

Homenagens, congraçamento, debates e muito estudo. Essas foram algumas das atividades que marcaram o II Congresso Rondoniense de Pediatria e Adolescência, realizado entre os dias 5 e 7 de maio, em Porto Velho (RO).  Médicos pediatras, residentes e acadêmicos acompanharam o encontro organizado pela Sociedade de Pediatria de Rondônia (Sopero), em parceria com a Pediatria HBAP.

Segundo a presidente do Congresso, dra. Maria das Graças Guedes França, o objetivo do evento foi a atualização médica e complementação da formação acadêmica e científica dos estudantes de Medicina. “A programação científica foi focada em temas do dia-a-dia do pediatra, não esquecendo as especialidades, que tanta importância têm para uma boa prática”, explica.

REFLEXÕES - A presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, ministrou a primeira palestra do encontro, sob o tema “O Pediatra necessita de Ciência, Humanidade e Espiritualidade”.  Reflexões sobre a situação atual da Pediatria, valorização da profissão, além de desafios e mudanças enfrentados diariamente, foram alguns dos tópicos abordados. “Busquei contemplar tanto os profissionais mais experientes quanto os mais jovens. A nossa missão, como médico, é nos aperfeiçoar a cada dia na assistência aos nossos pacientes e também como pessoas”, disse.

​Dentre os palestrantes, dr. Bruno Paes Barreto, coordenador da região Norte da SBP, falou sobre o papel da nutrição na prevenção das alergias alimentares. De acordo com ele, houve um aumento significativo no número de casos de alergias nas últimas três décadas e os motivos ainda são desconhecidos. “O pediatra tem a obrigação de saber sobre essa tendência de alterações que acontecem em nosso interior e na microbiota, que podem gerar alterações no sistema imunológico, endocrinológico e nervoso”, salientou.

HOMENAGENS - Na oportunidade, a Sopero, em comemoração aos seus 23 anos, homenageou os seus 22 médicos fundadores e a primeira diretoria, que era formada por: Maria das Graças Guedes França, Marilene Penatti, Inês Mota de Morais, José Roberto Vasques de Miranda, Nilson Cardoso Paniaguá e Pedro Paulo Del Valle Curvello. Na cerimônia, foram entregues placas aos homenageados.

Também no decorrer do evento, todos os participantes do congresso receberam uma camiseta da campanha da SBP “#eupediatra – Cuidando do futuro do Brasil”. A campanha, que também foi abraçada por Rondônia, vem sendo difundida pelo país, com o objetivo de valorizar o trabalho dos pediatras em todo o Brasil.