carregando...

Inscrições para o II Congresso Rondoniense de Pediatria se encerram no dia 30 de novembro

17/11/2016

rondoniense-adolescencia

As inscrições para o II Congresso Rondoniense de Pediatria, realizado pela Sociedade de Pediatria de Rondônia (SOPERO), estão abertas e podem ser efetuadas até o próximo dia 30 de novembro (quarta-feira). Os interessados em submeter trabalhos científicos devem encaminhar seu material até o próximo domingo (20). Em ambos os casos, devem acessar o site http://sopero.wixsite.com/congresso/inscricao, onde também está disponível a íntegra da programação.

 II Congresso acontece com a missão de proporcionar a atualização dos profissionais médicos em relevantes temas da pediatria e a complementação da formação acadêmico-científica dos pediatras, residentes e estudantes de medicina. As atividades estão programadas para acontecer entre os dias 2 e 4 de dezembro, em Porto Velho, capital do estado.

CONVIDADOS - Dentre os professores convidados estão a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, que fará a conferência magna na solenidade de abertura, com o tema “O pediatra necessita de Ciência, Humanidade e Espiritualidade”.

Essa é a primeira vez que um presidente da SBP vai a um evento em Rondônia, ao invés de mandar representante. “A meta da atual gestão é visitar todas as filiadas. Em apenas seis meses à frente da SBP, já estive presente em onze filiadas”, destaca a dra. Luciana Silva.

Até o momento, a presidente da SBP já visitou as filiadas do Maranhão, Ceará, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Espírito Santo, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Brasília, Mato Grosso do Sul e agora Rondônia. Além desses locais, há tratativas para participar em reuniões e encontros em outros Estados que serão divulgados oportunamente.

Também participarão do evento, em Rondônia, os drs. Bruno Paes Barreto, coordenador da Região Norte da SBP, Pérsio Roxo Júnior, professor da Universidade de Ribeirão Preto, e Consuelo Silva de Oliveira, professora da Universidade do Pará. 

De acordo com a presidente da SOPERO, dra. Maria das Graças Guedes de França, a expectativa é reunir cerca de 250 congressistas. “Nosso objetivo é trazer o maior número de participantes não só de Rondônia, mas de regiões próximas a fim de evitar o deslocamento dos congressistas para regiões distantes, uma vez que nosso estado está localizado no Norte do País e faz fronteira com a Bolívia”, observa.

Além do aperfeiçoamento técnico e cientifico, o Congresso em Rondônia proporcionará o lançamento regional da campanha #Eu pediatra – Cuidando do futuro do Brasil, uma iniciativa proposta pela SBP com o intuito de promover a valorização profissional. Na ocasião, cada participante receberá uma camiseta com o símbolo da campanha.

PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA – O Congresso está voltado à atualização com temas relativos à nutrição, insuficiência respiratória, anafilaxia, mal convulsivo, dermatite atópica, crises asmáticas, imunodeficiência, doenças hematológicas, agravos tropicais (Zika, dengue e Chikungunya), puberdade precoce, infecção urinária, constelação familiar, uso racional de antibióticos, icterícia neonatal, laringite, arritmias cardíacas, calendário vacinal e novas vacinas, dentre outros.

“Esse evento contribui para melhorar a imagem e a representatividade da SOPERO e da Sociedade Brasileira de Pediatria, que está nos apoiando, junto aos profissionais da região, permitindo o compartilhamento de conhecimentos entre os nossos professores e os convidados de outras partes do Brasil”, frisa a dra. Maria das Graças.