carregando...

Na festa de 80 anos da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, a SBP destaca a luta em defesa da profissão e dos pacientes

Filiadas 21/11/2016

_MG_0571

Representando a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) na solenidade de comemoração dos 80 anos da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS), o vice-presidente da entidade, dr Edson Liberal, falou da satisfação em contar com uma filiada da relevância da SPRS no sistema que hoje cobre os 26 Estados e o Distrito Federal. Segundo ele, os 80 anos merecem ser celebrados, pois são fruto do trabalho árduo de todos que ajudaram a construir uma história de sucesso e de busca pelo bem-estar social.

“Nossas entidades possuem a missão de melhorar as condições de trabalho dos colegas pediatras e a assistência às crianças e aos adolescentes. Trabalhamos em grupo para que esses objetivos sejam plenamente atingidos”, disse dr Edson Liberal. Sua manifestação demonstra a preocupação da gestão da SBP em imprimir uma ação estratégica na qual se valorize o papel dos profissionais e das filiadas.

NOVAS CAMPANHAS - Durante a solenidade, a presidente da Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul, dra Cristina Targa Ferreira, apresentou aos presentes as campanhas de educação à população, que reforçam o vínculo da entidade com a comunidade gaúcha. A SPRS vem investindo nas mídias sociais e nas formas de ensino mais modernas, buscando levar mais conhecimento para todos.

Entre as iniciativas, se destaca a “#Não Seja Um Porre”, voltada aos adolescentes. Elaborada com linguagem específica para este grupo, ela foi motivada pelos altos índices de uso de bebidas alcoólicas entre as faixas mais jovens da população gaúcha, considerado o maior do Brasil. “É nosso papel, como profissionais, conhecendo os riscos e o tamanho do comprometimento que o alcoolismo pode representar para a vida adulta, alertar os familiares e chamar a atenção dos próprios adolescentes”, reforçou a dra Cristina Targa.

A iniciativa se soma às campanhas anteriores de prevenção à Obesidade Infantil, como a “Seu Filho é o que Você Come”, que obteve grande destaque internacional, sendo divulgada em mais de 50 países. Nestas ações de informação e conscientização do público em geral, a SPRS busca também parcerias para que seja possível ampliar o alcance das iniciativas.

COMPROMISSO - Emocionada, a presidente da SPRS lembrou que em 80 anos de existência um número muito grande de profissionais dedicou seu tempo, sua criatividade e seu trabalho para consolidar a entidade, sempre norteada pelos princípios que motivaram os fundadores, em torno do patrono Raul Moreira, de criar um uma entidade que representasse os interesses do pediatra e da pediatria.

“A SPRS é uma associação que tem participado ativamente em intervenções tanto na sociedade, como nas políticas públicas de saúde, sempre buscando a valorização do pediatra e defendendo os direitos das crianças e adolescentes. Nossa entidade é, hoje, a quarta maior sociedade de pediatria do Brasil e tem mais de 80% de seus quase 1.900 associados adimplentes. Temos pediatras sócios oriundos de mais de 140 municípios gaúchos e contamos com 236 residentes em pediatria filiados, cerca de 90% dos médicos que estão fazendo sua residência na especialidade em todo o estado. Isso é motivo de muito orgulho e alegria”, enumerou.

A dirigente lembrou, também, que em 2016 foram desenvolvidos 37 cursos de reanimação neonatal em diversas cidades do Rio Grande do Sul, treinando mais de 400 profissionais. Além disso, destacou a atuação da SPRS na defesa profissional e na promoção do Congresso Gaúcho de Pediatria, que reuniu cerca de 1.100 profissionais da área este ano.

NOVO PROJETO - Para 2017, dra Cristina Targa contou que já está previsto o desenvolvimento de um projeto de interiorização e a realização do Congresso Alergoped/Endoped, que abrangerá os três estados do Sul. Após, ela homenageou presidentes que a antecederam no cargo, como os pediatras dr Paulo Bersch, dr Décio Martins Costa Jr., dr Gentil Bonetti, dr Antônio Spolidoro, dr Nilo Galvão, dr Pedro Celiny Garcia, dr Jefferson Piva, dr Paulo Carvalho, dr Luiz Fernando Loch, dr Paulo Nader, dr Ercio Amaro de Oliveira Filho, dr Mauro Bohrer, dr José Paulo Ferreira e dra Patricia Lago.

Como parte das festividades, foi lançada a edição especial do Jornal SPRS inteiramente dedicada à trajetória dos 80 anos de história da Sociedade do Rio Grande do Sul. Entre outros destaques, a revista traz entrevistas com os ex-presidentes, que falam de suas lembranças e realizações nos períodos em que conduziram a entidade.

A noite festiva em Porto Alegre, em 18 de novembro (sexta-feira), foi marcada por muita alegria, música, dança e descontração. Juntos, os pediatras gaúchos fizeram questão de celebrar a trajetória da entidade, marcada por avanços importantes para a especialidade ao longo de oito décadas. Na comemoração, coube à Banda Risco, que teve o pediatra e diretor da SPRS Paulo Marcio Pitrez nos vocais, manter a animação da festa, interpretando clássicos nacionais e internacionais dos anos 60, 70, 80 e 90. (Com informações da Assessoria de Imprensa da SPRS)