carregando...

Pediatras debatem o diagnóstico e manejo de principais doenças em evento na capital gaúcha

Filiadas 25/05/2017
sprs-cong-gaucho1
No turno da tarde foi promovido o curso Suporte Básico de Vida em Pediatria, com a coordenação de Helena Müller e apresentação das Ligas Acadêmicas de Pediatria / Fotos: Playpress

 

Um dos destaques dos cursos pré-congresso do X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria, foi na área de foniatria e neurociência, com uma sessão coordenada pela médica Berenice Dias Ramos. Um dos tópicos apresentou os estágios de evolução da linguagem do bebê. “A base desse processo são os estímulos, mas não podemos desconsiderar eventuais problemas neurológicos, psiquiátricos ou síndromes. Recomendamos iniciar o tratamento imediatamente nos casos de atraso na linguagem, antes mesmo de se obter um diagnóstico final. Isso vai ajudar na evolução do tratamento”, afirmou a palestrante dra. Juliana Souza.

O evento começou nessa quinta-feira, 25, e seguirá até sábado, 27, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre (RS). Mais de mil médicos são aguardados durante os três dias do evento promovido pela Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) e apoiado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A programação teve, também, o debate de temas como teste da orelinha, otite, desatenção e hiperatividade, uso de tecnologias, importância da leitura, música e bilinguismo, entre outros.

No turno da tarde foi promovido o curso Suporte Básico de Vida em Pediatria, com a coordenação de Helena Müller e apresentação das Ligas Acadêmicas de Pediatria.

Em cirurgia pediátrica e nefrologia, os temas foram relacionados a problemas recorrentes nos consultórios, manejo e casos de infecção urinária, hidronefrose neonatal, litíase urinária, enurese e refluxo vesicoureteral. Na parte de neonatologia, os especialistas debateram os cuidados com o recém-nascido prematuro tardio, triagem neonatal e o recém-nascido egresso da UTI Neonatal.

Um dos diferenciais do trabalho é o debate com profissionais de diversas áreas. Na otorrinolaringologia, houve a discussão de casos de doenças bastante comuns nos consultórios e emergências como otite, rinites, rinossinusites, entre outras. A interpretação de hemogramas foi, ainda, destaque.

Nesta quinta-feira, a programação do X Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria trará temas como a triagem neonatal e o debate de aspectos históricos dos cuidados infantis, o papel do pediatra na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e Imunizações. Também serão apresentadas conferências relacionadas à pediatria ambulatorial, ao manejo da amigdalite e um painel sobre o uso de álcool pelos jovens. No final da tarde, acontece o debate da regionalização dos partos pela Secretaria Estadual da Saúde, com a presença do secretário João Gabbardo dos Reis.

*Com informações da PlayPress Assessoria de Imprensa da SPRS