carregando...

Sobape apoia evento que reúne histórias de sucesso de aleitamento

28/10/2016
sobape-amamentacao2016
Festa “Bebês fãs do peito” foi idealizada pela neonatologista Ana Paz e reuniu mães e crianças atendidas pelo BLH do Iperba

 

Um encontro para comemorar histórias de sucesso no aleitamento materno. Essa foi a atmosfera da atividade “Bebês fãs do peito”, realizada no Instituto de Perinatologia da Bahia (Iperba), com apoio da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), e que reuniu funcionários, doadores, crianças e mães atendidas pelo Banco de Leite Humano (BLH).

A iniciativa, ocorrida no último dia 21,  foi da vice-presidente da Sobape e coordenadora do BLH do Iperba, a neonatologista Ana Paz, que desde 2013 incluiu a celebração na programação do Dia das Crianças. “A motivação da festa é celebrar o dia das crianças com os bebês, cujas mães tiveram dificuldade de amamentar, e que passaram pelo Banco de Leite durante o ano e de alguma forma tiveram história de sucesso”, reiterou.

Ela lembra que a primeira edição aconteceu no refeitório do hospital e explica que a festa é feita a partir de doações, sem subsídios do estado ou do Iperba, e que teve o apoio das equipes do Banco de Leite Humano e da Comissão Hospitalar de Incentivo ao Aleitamento Materno, além dos brindes ofertado pela Sobape às crianças.

Ao lado mães e profissionais de saúde, vestidos com camisetas que estampavam a imagem da personagem infantil Branca de Neve amamentando, a presidente da Sobape e diretora do Iperba, Dolores Fernandez, reforçou a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que o aleitamento materno seja o alimento exclusivo nos seis primeiros meses de vida da criança e até os dois anos ou mais com alimentação complementar.