carregando...

Sobape entrega Prêmio Professor Nelson Barros

Filiadas 23/01/2015
Vencedores do prêmio exibem suas honrarias (foto: Paulo Macedo)
Vencedores do prêmio exibem suas honrarias (foto: Paulo Macedo)

A Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape) entregou, no último dia 16, as honrarias aos vencedores da segunda edição do Prêmio Professor Nelson Barros. Foram selecionados seis trabalhos acadêmicos, sendo três entre os residentes de Pediatria e três de estudantes de Medicina. Os autores receberam entre R$800 e R$3.000. Os orientadores das monografias vencedoras também foram homenageados com menção honrosa.

Instituído em 2013, o prêmio homenageia o professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA), fundador e primeiro presidente da Sobape, Nelson Barros, e estimula a produção científica voltada à pediatria na Bahia. Lembrado por todos, o professor Nelson Barros não pôde comparecer à cerimônia para receber as homenagens.

A cerimônia de premiação, no Bahia Othon Palace Hotel, em Ondina, contou com a presença do presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Eduardo Vaz. O médico elogiou a iniciativa da Sobape que homenageia o dr. Nelson Barros, referência na pediatria baiana e brasileira. “Sempre que vinha à Bahia, tinha a oportunidade de conversar e ouvir os conselhos e posições do professor Nelson. É uma justa homenagem a quem construiu essa sociedade”, afirmou, convidando os jovens médicos a fazerem parte da Sobape em prol da pediatria e da criança brasileira.

Da esquerda para a direita: Luciana Silva, Fernando Barreiro, Eduardo Vaz e Sandra Grisi
Da esquerda para a direita: Luciana Silva, Fernando Barreiro, Eduardo Vaz e Sandra Grisi

O presidente da Sobape, Fernando Barreiro, também ressaltou a importância do prêmio para o crescimento da pesquisa na Bahia.

Para a vice-presidente da SBP e professora da Universidade Federal da Bahia, Luciana Silva, dr. Nelson é uma grande referência de “sabedoria, entusiasmo, justiça, correção e nobreza, entre tantas outras qualidades”.

Professores de outros estados também prestigiaram a cerimônia, como Dioclécio Campos Júnior, representante da SBP no Global Pediatric Education Consortium (GPEC); Sandra Grisi, diretora de Ensino e Pesquisa da SBP; e Victor Horácio Júnior, do Hospital Pequeno Príncipe de Curitiba.

Veja a lista dos vencedores:

Foram premiados na categoria Residente de Pediatria os autores:

 

Larissa Castro Rodrigues – 1º lugar

Trabalho: “Distúrbios do sono e qualidade de vida em crianças e adolescentes com asma e/ou rinite alérgica”.

Orientadora: Regina Terse.

 

Mateus Teixeira do Amaral Rocha – 2º lugar.

Trabalho: “Perfil clínico, laboratorial e histológico de lactentes com hepatite por citomegalovirus”.

Orientadora: Luciana Silva.

 

Rafaela Borges Rolim Barbosa – 3º lugar.

Trabalho: “Perfil de Sensibilidade Antimicrobiana em uroculturas de crianças com infecção do trato urinário durante 5 anos em pronto atendimento privado em Salvador-Bahia”.

Orientadoras: Lara Torreão e Cláudia Cendon.

 

Na categoria Estudante de Medicina foram selecionados os autores:

 

Fernando Alves Dourado de Carvalho – 1º lugar.

Trabalho: “Perfil clínico de crianças e adolescentes portadores de anemia falciforme e doppler transcraniano alterado em um serviço de referência em Salvador-BA.

Orientadora Isa Lyra.

 

Brenda Fernanda Souza Soares – 2º lugar.

Trabalho: Fatores associados ao baixo peso ao nascer entre gestantes em uma maternidade escola de Salvador – Bahia”.

Orientador: Omar Pereira Darzé.

 

Marlon Aguiar Silva – 3º lugar.

Trabalho: “Estudo das características clínicas e epidemiológicas de recém-nascidos com cardiopatia congênita em uma maternidade da cidade de Salvador nos anos de 2012 e 2013”.

Orientadora: Selma Lopes.

 

Assessoria de Comunicação da Sociedade Baiana de Pediatria