carregando...

Sociedade Amazonense de Pediatria realiza atividades pelo Dia Mundial de Conscientização do Autismo

06/04/2017
autismo-am
A equipe multidisciplinar desenvolveu com participantes atividades lúdicas em alusão à Conscientização Mundial do Autismo, comemorado no dia 2 de abril / Fotos: SAPED

O Centro Municipal da Prefeitura de Manaus, referência no Amazonas para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autismo (TEA), realizou, em parceria com a Sociedade Amazonense de Pediatria (Saped) e com os alunos da Residência Médica de Pediatria do Hospital Tropical e Alunos da Liga de Pediatria da Universidade do Estado do Amazonas, as Oficinas de Hábitos Saudáveis para crianças e adolescentes com TEA.

A alusão à Conscientização Mundial do Autismo, comemorado no dia 2 de abril, aconteceu no Espaço de Atendimento Municipal Autista Amigo Rui (EAMMAR), em 31 de março, das 9h às 11h30. A equipe multidisciplinar do centro desenvolveu com participantes atividades lúdicas, como a importância do hábito da leitura para criança, baseada na campanha Receite um Livro, promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) em parceria com as Fundações Itaú Social e Maria Cecília Souto Vidigal. 

“Cada criança foi presenteada com livro infantil, com orientação aos pais da importância desta ação na família. Também aferimos o peso, a altura, a circunferência abdominal e braquial de cada criança que participou do evento”, conta a dra. Elena Marta Amaral, presidente da Saped.

Ela conta que também foram realizadas competições esportivas na quadra e campeonato de natação, com entrega de medalhas aos participantes.

“O momento foi para lembrar do Dia Mundial de Conscientização do Autismo e também para alertar os pais a importância do hábito da leitura, iniciando nos  primeiros anos de vida. E estimular nas crianças a prática de atividade física associada a uma alimentação saudável e hábitos de higiene como fatores que contribuem para um desenvolvimento infantil”, destaca a dra. Elena Marta.