Dia das Crianças: cuidado e atenção são os melhores presentes

Carta aos pais e responsáveis - por Marise Tofoli (Presidente da SGP)

No 12 de outubro, data em que comemoramos o Dia das Crianças, estes seres tão especiais que transformam vidas, também celebramos o Dia Nacional da Leitura. A coincidência dessas datas nos faz refletir sobre a importância dos livros para a formação, aprendizado e desenvolvimento infantil. Afinal, desde quando a mãe está no período de gestação e lê em voz alta, ela contribui com o desenvolvimento cerebral do bebê. Com o passar do tempo, a leitura contribui para melhorar a atenção, concentração, vocabulário, memória, raciocínio, criatividade e imaginação da criança, além de melhorar a comunicação e a linguagem, e ajudá-la a lidar com os sentimentos e as emoções.

Por isso, quero aproveitar a oportunidade para chamar a sua atenção, pai, mãe, avô, avó, ou responsável pela sua criança. O que, de fato, você tem feito para mudar o futuro do seu filho? Brinquedos, doces e presentes materiais são interessantes, mas não fundamentais. Sua atenção, presença e cuidados diários são as ações que realmente transformam a vida das nossas crianças e fazem com que elas se tornem cidadãos responsáveis, conscientes, saudáveis e empáticos. Aproveite esse Dia das Crianças para parabenizar seu pequeno por suas qualidades e acertos, porém, também para pensar sobre como tem sido sua conduta em relação a tudo que envolve seu desenvolvimento de forma positiva.

Engaje-se na batalha para que seu filho tenha uma alimentação saudável desde bebê, amamentando-o exclusivamente até os 6 meses e proibindo a ingestão de açúcar antes dos 2 anos de idade, formando assim um paladar adaptado a alimentos que fazem bem à saúde, como vegetais e frutas. Aliada à alimentação, incentive as brincadeiras ao ar livre e a prática de esportes e atividades físicas, para prevenir a obesidade infantil e outras doenças que podem prejudicar seu filho por toda a vida.

Reflita sobre como você tem permitido o uso de telas pela criança. Esse momento é supervisionado e moderado ou você utiliza os eletrônicos como babá do seu filho? Não deixe que celulares ou tablets tirem instantes preciosos entre vocês. Além de perder a oportunidade de aproveitar seus horários livres para dar tempo e atenção à criança, a exposição excessiva a esses dispositivos pode causar inúmeros danos ao desenvolvimento e saúde dela.

Entenda que tais orientações não são uma determinação sobre a forma que você deve educar seu filho, e sim o apoio de quem se importa e visa contribuir para que ele cresça de maneira feliz e saudável. Lembre-se que o pediatra só quer o melhor para as crianças e auxiliar para que elas tenham um futuro repleto de oportunidades e possibilidades. Portanto, a prescrição para o dia de hoje é: muito amor, afeto, dedicação e zelo!


Nossos Endereços



Endereço: Av. Portugal N˚ 1052, Setor Marista, 74150-030

Telefone: (62) 3251-5175

E-mail: sogoped@gmail.com