Qual a importância de incentivar a criança a ler?

A leitura na infância ajuda a desenvolver o cérebro da criança, desenvolve sua atenção, concentração, vocabulário, memória, raciocínio, criatividade e imaginação, melhora a comunicação e a linguagem, contribui para ela lidar com os sentimentos e as emoções, e proporciona outras tantas vantagens. 

Você pode incentivar esse hábito na vida do seu filho de acordo com algumas dicas listadas pela SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria). Veja quais são elas:


De 0 a 5 meses

Represente com gestos ou a voz a figura que estiver mostrando. Imite os sons que o bebê faz e observe sua reação. 

De 6 meses a 1 ano

Converse e faça perguntas sobre as coisas que ele está ouvindo. Exemplos: “Olha o cachorrinho!”, “Como faz o cachorrinho? Faz au-au”.

De 1 a 2 anos

Use diferentes vozes para representar os personagens. Incentive a criança a imitar o som de animais. Interaja quando ela falar ou apontar algo. Leia a história várias vezes se ela quiser. 

De 2 a 4 anos

Permita que a criança faça comentários sobre o texto, alguma figura ou palavra que chame a atenção dela. Deixe que ela conte a sua história favorita da própria maneira. Fale sobre os sentimentos dos personagens e pergunte se ela já sentiu o mesmo. 

De 4 a 6 anos

Responda com interesse às perguntas e os comentários da criança. Leia a história do jeito que o autor escreveu, sem alterar as palavras para ampliar o vocabulário da criança. 

Em todas as idades, mostre as figuras, esteja disponível para a interação e deixe a criança manusear o livro.


Nossos Endereços



Endereço: Av. Portugal N˚ 1052, Setor Marista, 74150-030

Telefone: (62) 3251-5175

E-mail: sogoped@gmail.com