SBP divulga diretrizes para sibilância e asma no pré-escolar

A SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria) e a Asbai (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) divulgaram nesta sexta-feira (17) as “Diretrizes para sibilância e asma no pré-escolar”, abordando os possíveis agentes etiológicos, prevalência, diagnostico diferencial, assim como tratamento e prevenção em pré-escolares.

Uma parcela significativa de crianças com asma desenvolve sintomas nos primeiros anos de vida, mas nem sempre a sua confirmação diagnóstica é fácil. Sendo assim, especialistas de ambas as instituições envolvidos no atendimento desses pacientes elaboraram o documento de 46 páginas, financiado com recursos próprios das duas associações, cuja finalidade, a luz dos conhecimentos mais atuais, é fornecer ferramentas que permitam ao clínico estabelecer o diagnóstico de asma de modo mais preciso, além de permitir acesso a tratamento mais especializado a pacientes menores de cinco anos.

Asma

A asma é a doença crônica mais comum na infância e pode causar morbidade significativa, com impacto na frequência escolar, nos atendimentos em serviços de urgência, hospitalização, entre outros. Trata-se de doença heterogênea e caracterizada, geralmente, por inflamação crônica das vias aéreas. É definida pela história de sintomas respiratórios tais como sibilância, respiração rápida e curta, aperto no peito e tosse, que variam com o tempo e a intensidade, associados a variação do fluxo expiratório.

Outro destaque das Diretrizes é sobre a questão dos vírus, cujos estudos epidemiológicos com crianças com diagnóstico de pneumonia aguda adquirida na comunidade mostraram o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) como o agente etiológico mais comum em vários continentes e responsável por epidemias de asma em todo o mundo. Acima de 90% das crianças com até dois anos de idade apresentam anticorpos para o VSR, denotando algum contato com este vírus até esta idade.

O documento pode ser acessado na íntegra no site da SBP, restrito a usuários cadastrados na plataforma.

Fonte: SBP


Nossos Endereços



Endereço: Av. Portugal N˚ 1052, Setor Marista, 74150-030

Telefone: (62) 3251-5175

E-mail: contato@sociedadegoianadepediatria.com.br