Associe-se

15º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Pediátrica: especialistas renomados da área estarão em Fortaleza (CE)

Entre os dias 2 e 04 de agosto, a cidade de Fortaleza (CE) será sede do 15º Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva Pediátrica (CBMIP). Promovido pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em parceria com a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), o evento tem a função de congregar especialistas de todo o País para debater os temas mais relevantes da área e divulgar o atual estado da arte na assistência à criança em estado crítico.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Segundo o presidente do Congresso, dr. Ricardo Sidou, os assuntos abordados na grade científica foram especialmente selecionados para atender as demandas dos médicos. “Atentos às necessidades de nossos pares, serão apresentados os principais tópicos de interesse dos intensivistas pediátricos, pediatras e neonatologistas. Além disso, o evento também contará com atrativos para fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, odontólogos, psicólogos e demais especialistas não médicos, que atuam na assistência à criança agudamente enferma”, enfatizou ele.

Em destaque, temas como “Armadilhas diagnósticas na sepse precoce”, “Estafilococo coagulase negativa?”, “Necessidades parenterais na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal”, “Métodos de administração do surfactante”, “Terapia de substituição renal” e “Terminalidade e morte encefálica”. Haverá também uma sessão destinada ao tratamento de emergências, com explanações sobre queimaduras, epilepsia, afogamento e tratamento farmacológico no mal asmático.

De acordo com o dr. Sidou, a participação dos pediatras é fundamental, visto que a condução de pacientes em estado crítico permeia a assistência pediátrica propriamente dita. “Alguns temas como a sessão sobre sepse e a assistência em situações de emergência são cada vez mais próximas ao pediatra geral. É preponderante que os especialistas estejam habilitados para acompanhar seus pacientes como médicos assistentes quando estes evoluem gravemente e são internados nas UTI Pediátrica”, destacou.

O evento contará ainda com a presença de renomados palestrantes internacionais, sendo eles: o dr. Rodrigo Mejia (Estados Unidos), especialista em oncologia e professor da Universidade do Texas; dr. Alexandre Rotta (Estados Unidos), chefe da Divisão de Cuidados Críticos Pediátricos no Rainbow Babies & Children's Hospital; e o dr. Jaques Belik (Canadá), integrante do corpo clínico do Hospital for Sick Children e professor de Pediatria e Fisiologia na Universidade de Toronto.

CURSOS PRÉ-CONGRESSO – No dia 1º de agosto, antes da abertura oficial do 15º CBMIP, ocorrerão ainda dois cursos pré-congresso: “Ventilação Pulmonar Mecânica Pediátrica e Neonatal”, com ênfase na discussão de casos clínicos e no estudo da fisiologia e da mecânica respiratória aplicadas às patologias mais prevalentes; e “Atualização em Temas de Terapia Intensiva Pediátrica”, oferecendo uma visão abrangente dos assuntos mais relevantes no manejo da criança criticamente enferma.

Cerca de 1.200 participantes são aguardados pela organização do Congresso. Os interessados em participar podem realizar sua inscrição por meio do site http://www.amib.org.br/cbmip18/. Médicos, residente e estudantes de graduação associados à SBP possuem desconto especial. Inscreva-se!


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110