Associe-se

1º Congresso Mundial de Otorrinolaringologia Pediátrica será presidido por integrante da atual gestão da SBP

A presidente do Departamento Científico de Otorrinolaringologia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Tânia Maria Sih, acaba de ser eleita a presidente do 1º Congresso Mundial de Otorrinolaringologia Pediátrica, que ocorrerá entre os dias 7 e 10 de abril de 2019, em Buenos Aires, na Argentina. A pediatra brasileira foi escolhida por unanimidade pelas entidades mais representativas da área no mundo.

De acordo com a dra. Tânia Sih, o evento tem o intuito de promover uma integração inédita para a otorrinopediatria mundial. “Existem novidades sobre diagnóstico e formas de tratamento que, por vezes, demoram a ser difundidas, principalmente nas regiões mais distantes e carentes. A realização do 1º Congresso Mundial vem justamente para disseminar os conhecimentos mais atualizados e promover o intercâmbio científico entre especialistas de países de todos as partes do planeta”, explica a pediatra.

A ampla rede de relacionamento desenvolvida pela dra. Tânia Sih, durante seus mais de 30 anos de carreira – com conferências e palestras apresentadas em cerca de 85 países –, foram cruciais para a nomeação da especialista como presidente do evento. “O Congresso será uma oportunidade única de cooperação internacional. A expectativa é atingir o maior número de profissionais da área para a troca de informações, com foco nos países em desenvolvimento”, esclarece.

As entidades diretamente envolvidas na organização do evento são The European Society of Pediatric Otorhinolaryngology (ESPO), Interamerican Association of Pediatric Otorhinolaryngology (IAPO), American Society of Pediatric Otolaryngology (ASPO), Pediatric Ear Nose and Throat Association of Africa (Pentafrica), Asian Pediatric Otolaryngology Group (APOG) e The Australian New Zealand Society of Pediatric Otorhinolaryngology.

Além da indicação para a presidência do Congresso, a especialista também receberá dois prêmios por sua atuação em prol da Otorrinopediatria na América Latina e ao redor do mundo. Em 07 de outubro, na cidade de Atlanta (USA), a dra. Tânia Sih será titulada com o Nihil Bhatt Award. A homenagem é concedida pela American Academy of Otolaryngology – Head and Neck Surgery aos profissionais cujo comprometimento, devoção para educação e esforço contribuíram para o avanço da especialidade, em especial nos países em desenvolvimento e sem recursos.

No dia 20 de outubro, a pediatra receberá também o prêmio de Honorary Fellowship da American College of Surgeons, durante o 104º Congresso Clinico da entidade, em Boston (USA). O título é conferido somente àqueles que, ao longo da carreira, demonstraram notáveis conquistas em cirurgia, reputação internacional e serviços humanitários distinguidos.

“Esses prêmios simbolizam um reconhecimento à minha devoção, ao longo dos anos, ao ensino médico. Muitas vezes, mesmo em detrimento da minha própria situação financeira, sempre priorizo a divulgação da ciência mundo a fora. A minha maior recompensa é levar o conhecimento aos médicos onde quer que estejam para contribuir com a melhora da assistência oferecida às crianças e aos adolescentes”, enfatiza.

Ainda segundo a dra. Tânia Sih, o trabalho em prol de um bem maior – como a saúde da população pediátrica –, sem a priorização de ganhos econômicos, representa uma atitude rara. “Para atingir nossos objetivos é fundamental ter paixão pela profissão. Em segundo lugar, assumir um compromisso integral e manter o foco. Pois, apesar dos inúmeros desafios, as recompensas são válidas quando amamos aquilo a que dedicamos nossas vidas”, conclui a especialista.


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110