Associe-se

ALAPE manifesta apoio aos Congressos de Urgências e Emergências Pediátricas no Brasil


A Associação Latino-americana de Pediatria (ALAPE) demonstrou apoio ao 1º Congresso Sul-americano, 2º Congresso Brasileiro e 3º Congressos Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas, eventos que acontecerão simultaneamente entre os dias 2 e 5 de maio, em São Paulo (SP). A entidade enviou uma carta endereçada aos organizadores dos eventos, além dos presidentes da Sociedade Latino-americana de Emergências Pediátricas (SLEPE), da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).

No documento, a ALAPE reforça a relevância do evento para melhorar as políticas de atenção à população infantil e adolescente da América Latina. “Essa será uma ocasião para oferecer conferências excelentes e expor temas de importância para grupos de profissionais no campo da atenção de emergência ao paciente pediátrico”, diz trecho da carta.

Segundo o presidente do Congresso e do Departamento Científico (DC) de Emergência da SBP, dr. Hany Simon Júnior, o apoio da ALAPE intensifica a proeminência que a emergência pediátrica ganhou nos últimos tempos. “Com esse auxílio, expandiremos o conhecimento da área para além dos limites das nossas fronteiras e contaremos com congressistas de toda América Latina. Todos os docentes, congressistas, a própria especialidade e, acima de tudo, a criança gravemente enferma que é atendida nos serviços de emergências saem ganhando”, afirma.

O 1º Congresso de Emergências Pediátricas aconteceu em 2012, em São Paulo (SP), realizado pela SPSP. Três anos depois, em sua segunda edição, o evento ganhou proporção nacional com organização da SBP e da SPSP e esse ano está tomando dimensão e importância internacional com organização também da SLEPE e agora o apoio da ALAPE.

PRÉ-CONGRESSO – O evento contará com doze cursos pré-congresso no dia 2 de maio, dentre os quais dois já estão com vagas esgotadas. As aulas serão realizadas na sede da SPSP, no Centro de Simulação Realística do Hospital Albert Einstein e no Centro de Convenções Frei Caneca – local onde ocorrerá o Congresso.

Serão abordados temas como dermatologia pediátrica, toxicologia, emergências e traumas oculares, o que o pediatra precisa saber sobre ortopedia de urgência, distúrbios de ritmo cardíaco em pediatria, acesso vascular e tratamento de choque em pediatria, abordagem da via aérea pediátrica na emergência, entre outros. As carga-horárias e valores variam para cada uma das aulas.

Os médicos que se inscrevem até dia 19 de janeiro contam com desconto especial em todas as categorias. Os profissionais com 70 anos ou mais possuem inscrição gratuita.

CLIQUE AQUI E CONFIRA TODAS AS INFORMAÇÕES.

PROGRAMAÇÃO – No dia 3 de maio, o evento terá atividades simultâneas em cinco salas. Os três dias de Congressos contarão com 139 palestrantes renomados, sendo nove deles internacionais. O dr. Hany destaca que o evento traz inovações com um programa completo e abrangente, valorizando a produção científica e as interações entre os participantes. “Para essa edição criamos os ‘big rounds’, que são aulas completas de temas de emergências nas diferentes áreas de atuação pediátricas. Além disso, haverá um tempo maior para debate após as atividades”, enfatiza.

No primeiro dia, a presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, presidirá a conferência “Traumatismo craniano provocado: é ou não é”. Já o 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Ferreira Liberal, presidirá a conferência “Infecção das vias urinárias”. O secretário-geral da SBP, dr. Sidnei Ferreira, será um dos coordenadores do big round “Pneumologia”.  O presidente do evento, dr. Hany Júnior, participará da conferência “Anafilaxia: diagnóstico e abordagem sistematizada”, entre outros.

O último dia de evento contará com palestra do 1º vice-presidente da SBP, dr. Clóvis Francisco Constantino, sobre dilemas no início e fim da vida, que faz parte da mesa-redonda “Bioética e aspectos legais” – coordenada pela 2ª diretora financeira da SBP, dra. Ana Zollner. 


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110