Atenção primária e medicina personalizada estarão no centro das discussões do 15º Alergoped

Entre os dias 10 e 13 de abril, Foz do Iguaçu (PR) receberá a 15ª edição do Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia Pediátrica (15º Alergoped), evento realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP). Nesta edição, o tema central do Congresso será "Alergia e imunologia em pediatria: da atenção primária à medicina personalizada".

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR SUA INSCRIÇÃO

De acordo com o presidente do evento e membro do Departamento Científico de Alergia da SBP, dr. Herberto José Chong Neto, a programação científica foi cuidadosamente elaborada para que os congressistas tenham a oportunidade de se atualizar e trocar experiência com renomados pesquisadores do Brasil e do exterior.

“Com mais de um século da imunoterapia específica para alérgenos e cinco décadas da descoberta da Imunoglobulina E (IgE), ainda há necessidade de propagar e sedimentar o conhecimento das doenças alérgicas e imunológicas, em especial na atenção primária, onde é atendida a maior parte das crianças e adolescentes alérgicas ou com erros inatos da imunidade”, explica.

A presidente da SPP, dra. Kerstin Taniguchi Abagge, diz que o número de casos de alergia vem aumentando ao longo dos últimos anos e que essa mudança de padrão epidemiológico ocorre em um contexto de maior industrialização dos alimentos e da exposição antecipada a alérgenos. “Como pediatras, temos papel essencial no diagnóstico precoce e manejo adequado dessas doenças”, salientou.

PRÉ-CONGRESSO – No dia 10 de abril, acontecerão os cursos pré-congresso compostos por palestras, discussões de casos clínicos e estações práticas. As temáticas centrais englobam a “Anafilaxia para o pediatra”, coordenado pelo dr. Antônio Carlos Pastorino; “Rinoconjuntivite alérgica”, coordenado pela dra. Adriana Azoubel Antunes; e “Avaliação da competência imunológica”, coordenado pelo dr. Jorge Andrade Pinto.

PROGRAMAÇÃO – No dia 11, após a cerimônia de abertura, acontecerão a mesas-redondas “Eventos precoces no desenvolvimento da asma”; “Imunoterapia específica na asma: biomarcadores e Medicina personalizada”; “Tratamento avançado dos EII” e o Simpósio Asbai-SBP “Doenças alérgicas, fatores ambientais e hábito de vida”.

No mesmo dia ocorrerão ainda as conferências “Custo da asma e seu impacto social”, como dr. Mário Morais-Almeida; “Manejo da asma grave na criança: há espaço para os imunobiológicos?”; “Probióticos e prebióticos são úteis na prevenção da sibilância em lactentes?”, entre outras.

Já no dia 12, estão previstas as conferências “Experiências bemsucedidas de Programas de Assistência à Criança com Asma”, Imunobiológicos no tratamento da alergia grave na criança: o que nos reserva no futuro?”; “A reposição de imunoglobina no EII: antigas e novas opções”; “Anafilaxia na Era da Medicina Personalizada”; e os Simpósios “Reações adversas a fármacos” (Asbai/SBP); e “SLAAI-GARD”, entre outras atividades.

No sábado (13), acontecerão as conferências “Alergia a fármacos: qual a realidade brasileira?”; “Urticária aguda na criança: como abordar?”; “O ambiente e o paciente em imunoterapia”; entre outras.

O Congresso contará ainda com um espaço para a apresentação de trabalhos científicos sob a forma de pôster, cuja entrega dos prêmios aos melhores será no encerramento.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110