Associe-se

Campanha lançada pela SBP para promover uso racional de exames de imagem ganha repercussão internacional

A edição de outubro do informativo divulgado pela The Image Gently Alliance traz matéria especial a respeito da campanha  Image Gently Brasil, promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). A publicação destaca a iniciativa da entidade de promover a conscientização da população brasileira sobre o uso racional dos exames de imagem na população pediátrica, alertando para os riscos decorrentes da exposição excessiva à radiação.

CLIQUE AQUI PARA ACESSAR A PUBLICAÇÃO

O texto ressalta a importância da ação, uma vez que o Brasil possui cerca de 37 mil pediatras e mais de 65 milhões de crianças e adolescentes, dando ênfase à rede de cooperação capitaneada pela SBP e que reúne diversas entidades representativas da área da saúde, como Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), Conselho Federal de Medicina (CFM), Associação Médica Brasileira (AMB), e Sociedade Latino-Americana de Radiologia Pediátrica (SLARP), entre outras.

COMUNICAÇÃO - De acordo com dra. Dolores Bustelo, radiologista pediátrica e uma das idealizadoras da campanha, a relevância da Image Gently Brasil se baseia justamente o esforço conjunto das entidades em prol do mesmo objetivo. “Todas as instituições que apoiam a Image Gently no País divulgaram a campanha através de seus canais de comunicação oficiais e vários representantes concederam entrevistas à imprensa. Essa adesão significativa é a principal responsável pelo impacto e espaço conquistado pela ação”, afirma a especialista.

Além de estimular a reflexão sobre o uso excessivo dos exames de imagem – como raios-X e tomografias –, campanha também prevê orientar os técnicos responsáveis pela execução dos procedimentos a realizarem as adaptações necessárias nos equipamentos, de acordo com as características físicas de cada paciente.

“O médico somente deve solicitar o exame após avaliação clínica criteriosa e se houver real necessidade. Além disso, é preciso alinhar junto ao radiologista qual o melhor tipo de procedimento e quais ajustes podem ser feitos. O intuito é evitar uma exposição além da necessária e reduzir os riscos", explica dr. Pedro Daltro, diretor científico do CBR.

PRÓXIMOS PASSOS – A implementação da campanha no Brasil teve início com a Sociedade Paranaense de Pediatria (SPP), ainda em 2017, e foi lançada nacionalmente pela SBP durante o Dia das Crianças, em 12 de outubro de 2018. Os planos de continuidade da ação incluem estabelecer uma parceria formal com o Ministério da Saúde, integrar a Sociedade Brasileira de Física (SBF) à Aliança Internacional da Image Gently e estender a proposta a outros países das Américas por meio do trabalho em conjunto com o Colégio Interamericano de Radiologia (CIR).

Para a presidente da SPP, dra. Kerstin Taniguchi Abagge, é fundamental alcançar a adesão dos vários componentes da sociedade, sejam pediatras, radiologistas, fabricantes de equipamentos, órgãos reguladores da área da saúde e população em geral. “Estamos organizados para informar e trazer luz sobre essa questão, mas sem causar apreensão ou pânico. Os exames de imagem salvam vidas e muitas das vezes são indispensáveis no processo diagnóstico. Nossa missão é esclarecer sobre os riscos para que sejam evitados apenas os excessos”, diz.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110