Associe-se

CANP realiza capacitação de pediatras no Maranhão

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), em parceria com a Sociedade de Puericultura e Pediatria do Maranhão (SPPMA), promoveu mais uma edição do Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica (CANP), nos dias 14 e 15 de setembro, em São Luís (MA). Na oportunidade, 32 pediatras foram qualificados para contribuir na prevenção de distúrbios nutricionais comuns no Brasil, como anemia ferropriva, deficiência de vitaminas, obesidade, entre outros.

Com duração de 20 horas, o curso abordou temas de atualização sobre diagnóstico e tratamento voltados para a atuação do pediatra geral em consultório. As aulas contaram com a condução da coordenadora do CANP e presidente do Departamento Cientifico de Nutrologia da SBP, dra. Virgínia Weffort, e da vice-presidente da SPPMA, dra. Helena Simões.

“Desde 2017, ampliamos o tempo de duração do curso em quatro horas. Nosso objetivo é dar mais espaços às discussões de casos clínicos e à troca de experiências entre os participantes. Além disso, foram incluídos assuntos que ganharam evidência nos últimos tempos, entre eles, ‘microbiose intestinal’, ‘fórmulas infantis’, ‘intolerância à lactose’, ‘dificuldade alimentar e nutrição na criança com neuropatia’, explica a dra. Virgínia.

A especialista destaca que, em relação a outros cursos, um dos diferenciais do CANP está justamente em seu formato presencial, que possibilita maior interação durante as aulas. “Além de apresentar conteúdo baseado nas evidências mais recentes, o curso prioriza o contato interpessoal. Há como retirar dúvidas ao mesmo tempo em que se assiste à aula na presença do especialista, algo que não ocorre em cursos à distância”, salienta.

De acordo com a presidente da SPPMA, dra. Marynea Silva do Vale, iniciativas como o CANP possuem relevância especial para os especialistas que atuam longe do eixo sul-sudeste do País. “Devido à distância e pouca disponibilidade de tempo, nem sempre é possível que os pediatras se desloquem para as grandes capitais, onde ocorre a maioria dos cursos destinados à especialização médica. O CANP representa uma oportunidade de atualização, de forma presencial, com profissionais altamente capacitados em diversos temas cotidianos da nutrologia pediátrica”, afirma.

As próximas edições do CANP estão previstas para acontecer em Salvador (BA), Fortaleza (CE), Maringá (PR) e Porto Velho (RO). Os pediatras com interesse em participar do curso devem entrar em contato com sua respectiva filiada e verificar a agenda da entidade. Nos últimos meses, foram realizadas edições em Porto Alegre, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

HISTÓRICO – Criado em 2010, o Curso de Aprimoramento em Nutrologia Pediátrica conta atualmente com 76 instrutores e já capacitou cerca de três mil especialistas em todo País. O curso é dado em geral em dois dias, e aborda assuntos como “aleitamento materno”, “alimentação complementar”, “alimentação do pré-escolar, escolar e adolescente”, entre outros. Para conhecer mais sobre o CANP, CLIQUE AQUI


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110