Carta de pesar da ABP às famílias de Realengo

Rio de Janeiro, 08 de abril de 2011

Prezados Amigos,

A Academia Brasileira de Pediatria, da Sociedade Brasileira de Pediatria, vem de público, mais que manifestar grande pesar pelo infanticídio ocorrido, ontem, no Rio de Janeiro, expor causas, que aos poucos vão aparecendo e que são favorecedores da tragédia: a falta de vínculo familiar, o suposto “bullying” a que tenha sido submetido a então criança, agora adulto marginal, a enorme quantidade de filmes e de jogos eletrônicos estimuladores de violência e a evidente falta de seriedade dos poderes públicos constatado na leniência do contrabando de armas nas fronteiras, para um movimento exitoso de desarmamento. Sobram e agigantam-se tristeza e luto nacionais. Às famílias, entre as quais nos incluímos, o pesar pela perda de seus filhos, crianças brasileiras e portanto, também nossos filhos.

Diretoria da Academia Brasileira de Pediatria