Associe-se

Com apoio da SBP, começa Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite e sarampo

Todas as crianças de um ano a menores de cinco devem se vacinar contra a pólio e sarampo, independentemente da situação vacinal. Com esse propósito começou a nova Campanha Nacional de Vacinação Contra a poliomielite e sarampo. No lançamento da ação, em Brasília (DF), representantes da direção da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) reiteraram o apoio da entidade ao esforço, que se estenderá de 6 a 31 de agosto.

O dia D de mobilização nacional será no sábado, 18 de agosto, quando os mais de 36 mil postos estarão abertos em todo o País. A meta é vacinar, pelo menos, 95% das 11,2 milhões de crianças dessa faixa etária e, com isso, diminuir a possibilidade de retorno da pólio e de reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

INDISCRIMINADA - Neste ano, a campanha de vacinação será feita de forma indiscriminada para manter coberturas homogêneas de vacinação. Para a poliomielite, as crianças que não tomaram nenhuma dose durante a vida, receberão a Vacina Inativada Poliomielite (VIP).

Já os menores de cinco anos, que já tiverem tomado uma ou mais doses da vacina, receberão a Vacina Oral Poliomielite (VOP), mais conhecida por gotinha. Em relação ao sarampo, todas as crianças receberão uma dose da vacina Tríplice viral, independentemente da situação vacinal, desde que não tenham sido vacinadas nos últimos 30 dias.

Desde que observou redução nas coberturas vacinais do País, o Ministério da Saúde tem alertado sobre o risco da volta de doenças que já não circulavam no Brasil, como é o caso do sarampo. Para a dra. Tânia Petraglia, do Departamento de Imunizações da SBP, são dois os principais entraves no quesito das vacinações. O primeiro é a divulgação de informações falsas e o segundo é a ação de movimentos antivacinação.

"A vacina é segura. Para qualquer pesquisa sobre o tema, deve-se procurar informações em sites confiáveis, como os da SBP, da Sociedade Brasileira de Imunização ou do Ministério da Saúde", disse a pediatra, que na semana passada participou do lançamento oficial da campanha, juntamente com o secretário-geral da SBP, dr. Sidnei Ferreira.

EM ALERTA – Nos estados que registraram surtos de sarampo, a vacinação foi antecipada como medida de bloqueio para interromper a circulação do vírus. Em Roraima, a campanha começou em março e teve como meta um público com idades de seis meses a 49 anos.

Já em Manaus (AM), o esforço aconteceu em abril e o público vacinado foi de seis meses a 29 anos de idade. Em Rondônia, a vacinação está em andamento para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Durante a mobilização nacional, esses estados devem convocar novamente as crianças, na mesma faixa etária, de um a menores de cinco anos.

O Ministério da Saúde oferta todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que estão disponibilizadas no SUS. Ao todo, são 19 tipos para combater mais de 20 doenças, em todas as faixas etárias. Por ano, são cerca de 300 milhões de doses de imunobiológicos distribuídos em todo o País.

CAMPANHA - Para mobilizar a população, o Ministério da Saúde conta, neste ano, com o apoio da Xuxa, a eterna rainha dos baixinhos. Não é a primeira vez que ela é madrinha de uma campanha de vacinação do Ministério da Saúde. Nos anos 1980, a apresentadora também estrelou uma campanha de vacinação que bateu recordes e foi reconhecida até pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

As peças para TV, rádio, impressos e redes sociais serão exibidas de 1º a 31 de agosto. O filme, gravado em 3D, faz uma viagem ao passado, nas décadas de 1980/1990, quando nasceu o Zé Gotinha e o Brasil assumiu o compromisso de eliminar o sarampo e a poliomielite. Xuxa e o Zé Gotinha contarão com o apoio da Galinha Pintadinha e dançarinos do game Just Dance.

CONFIRA AQUI O VÍDEO DA CAMPANHA


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110