Associe-se

Com número recorde de participantes, 12º Congresso Cearense de Pediatria entra para a história da especialidade no Estado

“Com mais de 400 participantes, a 12º edição do Congresso Cearense de Pediatria se consolidou como o maior da história. Um sucesso absoluto”. O balanço positivo é da presidente da Sociedade Cearense de Pediatria (Socep), dra. Anamaria Cavalcante, que ressaltou a grande interação com o público e a qualidade científica das conferências e debates apresentados entre os dias 3 e 5 de outubro, na Universidade Unichristus, em Fortaleza (CE).

No dia 4, na abertura oficial, os congressistas puderam assistir a um vídeo em que a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigus Silva, agradeceu aos pediatras cearenses pelo empenho e devoção frente às dificuldades encontradas, diariamente, no atendimento da população pediátrica.

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR AO VÍDEO

“Temos atuado para garantir que os gestores públicos percebam a importância da assistência a crianças e adolescentes, que representam o futuro do nosso País. Os pediatras são os únicos profissionais plenamente capacitados para acompanhar as crianças sadias e assistir às enfermas”, destacou. A cerimônia contou ainda com palestra da presidente do Departamento Científico (DC) de Desenvolvimento e Comportamento da SBP, dra. Liubiana Arantes de Araújo, que falou sobre “O impacto da nutrição no desenvolvimento infantil”.

PROGRAMAÇÃO – De acordo com dra. Anamaria Cavalcante, dentre as inovações nesta edição se destacam as seções denominadas “Janelas de oportunidade”, apresentações com ênfase em assuntos relacionados à promoção da saúde e do bem-estar na primeira infância. “Os primeiros anos de vida são primordiais. O desenvolvimento do indivíduo pode ser gravemente comprometido se não forem garantidas determinadas condutas, como a aplicação de todas as vacinas, o estímulo ao aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses, uma alimentação ad equada no período do desmame, entre outros”, disse.

Coordenada pelas dras. Eveline Castro e Tânia Santos, integrantes da diretoria da Socep, a primeira Janela abordou o tema “Nascer saudável”, com diferentes debates a respeito dos benefícios do parto normal, em especial na prevenção de doenças, e da promoção da amamentação. À tarde, a segunda Janela contou com a participação de dra. Liubiana Arantes de Araújo, que apresentou as “Estratégias de apoio ao desenvolvimento infantil”, com foco na análise dos marcos e intervenções individuais.

No dia 5, foi a vez da presidente do Departamento de Nutrologia da SBP, dra. Virgínia Weffort, ministrar as aulas “Aleitamento materno: como estamos nos dias atuais?” e “Alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil”. As exposições ocorreram durante a Janela sobre “Crescer saudável”. O integrante do DC de Infectologia da SBP, dr. Robério Dias Leite, também participou das atividades científicas do evento ministrando a aula “Vacina contra HPV: o que há de novo?”.

Outros temas como “Riscos reais de reintrodução de poliomielite e de sarampo”, “Transtorno do Espectro Autista”, “Doença meningocócica”, “Mitos e verdades em reumatologia pediátrica” e “Brincadeiras perigosas: riscos e impactos da vida no mundo digital” também foram abordados com bastante repercussão entre o público.

A programação do evento incluiu ainda a participação das associações beneficentes Fortaleza Azul, Fortaleza Down, Peter Pan e Rede Peteca. Na oportunidade, as entidades que atuam em causas sociais – como no combate ao câncer infantil, em defesa da pessoa com Síndrome de Down e pela erradicação do trabalho infantil – ganharam espaço para a exposição e venda de quadros e outros produtos. Toda a renda arrecada foi revertida às entidades.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110