Como higienizar as genitálias dos bebês

Conversamos com profissionais da área da saúde e ensinamos quais são os cuidados essenciais na hora de dar banho em meninos e meninas e deixá-los sempre limpinhos. Confira!

M de mulher

Por Bruna Stuppiello – 09 de março de 2015

O banho dos meninos

A principal dúvida das mães durante os banhos dos bebês meninos é como lidar com a pele, o prepúcio, que no início da vida fica grudada à glande, a cabeça do pênis. “Algumas delas querem expor a glande, mas isto não é recomendado”, afirma o pediatra Tadeu Fernando Fernandes, membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria.

Os pequenos do sexo masculino nascem com a chamada fimose fisiológica, que consiste nesta pele grudada em volta da glande. “Com o tempo, à medida que a criança tem ereções espontâneas, o próprio pênis faz a saída da glande e a fimose acaba. Recomendamos que as mães não realizem massagens ou tracionem o prepúcio porque há o risco de agredir a região e o bebê desenvolver uma fimose secundária que pode vir a precisar de cirurgia”, explica o urologista Fábio Martins membro do departamento de uropediatria da Sociedade Brasileira de Urologia do Rio de Janeiro.