Associe-se

Compartilhamento de ideias é chave do sucesso para organização de congressos, destaca diretora de Cursos e Eventos da SBP

Um dos pilares da atual diretoria da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) é proporcionar aos pediatras brasileiros a atualização científica. Por isso, a diretoria de Cursos e Eventos da SBP, por meio de um trabalho conjunto com a diretoria-executiva da instituição, tem se desdobrado com sua equipe de profissionais que se reúne para traçar o escopo do trabalho para que tudo saia conforme planejado.  

Em entrevista ao SBP Notícias, a diretora de Cursos e Eventos da Sociedade, dra. Lílian Sadeck, fala sobre as dificuldades enfrentadas e dos cuidados necessários  para que tudo aconteça conforme planejado. No bate-papo, ela contou sobre a experiência em organizar o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, os desafios dessa edição, as novidades e adianta ainda algumas informações sobre os eventos da SBP que ocorrerão em 2018.  

SBP Notícias – Qual a importância da área de eventos - congressos, simpósios, etc – para os pediatras?  

Dra Lílian Sadeck – A diretoria de Cursos e Eventos é responsável pela organização das atividades que proporcionarão a atualização aos pediatras, nas várias áreas de interesse. Considero que um dos pilares da SBP é proporcionar eventos envolvendo todas as áreas de atuação do pediatra, através de congressos e simpósios, possibilitando uma ótima convivência entre os colegas e a troca de experiência com palestrantes muito conceituados.  

SBP Notícias – Quais os cuidados e preocupações que se deve ter na condução desse trabalho dentro da SBP?   

Dra Lílian Sadeck  – A organização desses eventos envolve um número muito grande de pessoas, como os funcionários e os pediatras dos departamentos científicos da SBP. O trabalho começa com a escolha do local e a data em que será realizado. Para tanto, é necessário ouvir as opiniões de todos os envolvidos, que podem variar bastante e, posteriormente, discutir sobre o tema com a diretoria-executiva da SBP. Depois a diretoria de cursos e eventos visita à cidade indicada, juntamente com os responsáveis pela filiada, com o objetivo de determinar a viabilidade local. Entre os cuidados e preocupações nesse processo, cito: a intenção de distribuir adequadamente os eventos pelas regiões do Brasil, em cidades que estão capacitadas a receber com conforto e segurança os pediatras e a envolver todas as pessoas que serão necessárias para a realização. Quanto maior o evento maior a preocupação.  

SBP Notícias - No campo dos eventos na SBP, o que mudou em relação ao passado?  

Dra Lílian Sadeck  – O trabalho para a realização dos eventos se baseia no compartilhamento das ideias e qual a melhor forma de desenvolvê-las. Cada evento tem uma proposta central que será o mote para o trabalho conjunto de todas as diretorias e departamentos científicos envolvidos. O melhor é que o trabalho seja sempre compartilhado e que o resultado final represente a soma  do esforço conjunto desenvolvido. No caso do 38ª Congresso Brasileiro de Pediatria, a experiência de trabalhar conjuntamente com todas as pessoas plenamente envolvidas nos possibilitou a realização de um mega evento. O mais importante é dar a oportunidade a todas as pessoas que querem se envolver na organização do evento e ir dando condições de se realizar as ideias sugeridas.  

SBP Notícias – Quais foram os desafios desta edição?  

Dra Lílian Sadeck  –  O maior desafio foi a realização de um evento central e mais três eventos paralelos, envolvendo todas as diretorias, a filiada do Ceará e todos os membros dos departamentos científicos. Foi necessário muito cuidado para conseguir contemplar os interesses de todos os envolvidos e recebê-los em um ambiente agradável e adequado para que todas as atividades sejam desfrutadas pelos pediatras. O trabalho desenvolvido pelo grupo local, encabeçado pela presidente do congresso e pela empresa contratada foi indispensável para a organização. Assim, todos os eventos foram organizados com muito carinho e empenho, objetivando  proporcionar aos participantes um programa científico abrangente, abordando assuntos bem atuais e de grande importância na atuação do pediatra, em um espaço agradável e acolhedor.  

SBP Notícias – Existem novidades no escopo do 38ª Congresso de Pediatria?  

Dra Lílian Sadeck  – As atividades serão gravadas e posteriormente disponibilizadas para os congressistas. Haverá uma atividade em horário nobre envolvendo a diretoria da SBP e o Departamento de Defesa Profissional para discutir todos os desafios que o pediatra tem enfrentado, com o objetivo de ampliar a atuação da SBP, contemplando as necessidades e ansiedades dos pediatras. Os temas livres serão apresentados oralmente ou com pôster comentado, sendo avaliado em horário pré-definido. Concomitante à programação científica dos vários eventos, ocorrerão várias atividades envolvendo a comunidade, organizadas com muito carinho pela filiada e a diretoria. Acreditamos que será um evento com grande troca de experiências e conhecimento técnico, mas também haverá espaço para refletir sobre quais os caminhos para o pediatra trabalhar com mais segurança.    

SBP Notícias – O que os associados podem esperar para depois do 38º? Há muitos eventos já em linha de produção?  

Dra Lílian Sadeck  – Com certeza. Apesar de termos direcionado um grande esforço para o 38º CBP e os eventos concomitantes, já estão sendo organizados os eventos de 2018. Teremos dois simpósios e sete congressos de áreas de atuação da pediatria, sendo distribuídos pelas várias filiadas. As filiadas envolvidas juntamente com as diretorias executiva, de cursos e eventos e científica já estão trabalhando intensamente para que cada um deles atinja seus objetivos.  O associado poderá obter mais informações no site da SBP.    

SBP Notícias – Quando o assunto é eventos, por que é vantajoso ser sócio da SBP?  

Dra Lílian Sadeck  -  A SBP prioriza o associado mantendo um valor de inscrição bem inferior em relação ao valor dos pediatras não sócios. Outra informação importante é também salientar que a diretoria-executiva da SBP optou por manter para 2018 os mesmos valores de inscrição dos eventos realizados em 2016. E é importante que os médicos jovens que na vida associativa não é importante apenas para se manter atualizado, mas também para lutar por melhores condições e segurança de trabalho, finalizando com a melhora dos cuidados com a criança e adolescente, como o mote da SBP "CUIDANDO DO FUTURO DO BRASIL".


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110