Congresso Catarinense de Pediatria debaterá desafios na assistência à saúde das crianças e adolescentes

Nos próximos dias 28 e 29 de setembro, a cidade de Blumenau (SC) sediará o XVI Congresso Catarinense de Pediatria, realizado pela Sociedade Catarinense de Pediatria (SCP) e sua regional no estado, a Sociedade de Pediatria do Vale do Itajaí. O evento, que conta com o apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), visa debater os desafios dos médicos dedicados à pediatria geral, que diariamente recebem em seus consultórios, postos de saúde e hospitais, crianças e adolescentes em busca de assistência de qualidade e resolutiva.

A abertura da programação científica será feita da presidente SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, abordando a situação atual da Pediatria no Brasil. Além disso, a grade trará discussões sobre quando indicar probióticos, vitamina D e zinco, hormônio do crescimento; uso de imunoestimulantes em pediatria; peculiaridades da consulta pediátrica, entre outros temas.

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO NA ÍNTEGRA

Haverá também palestras e mesas-redondas sobre assuntos como a puericultura na era digital; a nutrição; a disforia de gênero; os sinais precoces de câncer infantojuvenil; o diagnóstico do autismo; a asma; as infecções de repetição e o calendário vacinal; entre outros temas relevantes.

“O Congresso é o mais importante e abrangente fórum de debates dos médicos da especialidade no estado e palco para o essencial reconhecimento do trabalho do pediatra, no seu papel insubstituível na assistência às crianças e adolescentes”, afirma o presidente da SCP, dr. Edson Carvalho de Souza.

LANÇAMENTOS – Durante o Congresso, ocorrerá o lançamento de dois livros: o primeiro é o “Hospital Infantil Joana de Gusmão – PEDIATRIA: Orientação Diagnóstica e Terapêutica", coordenado pelos drs. Denise Bousfield da Silva, presidente do Departamento Científico (DC) de Oncologia da SBP; Murillo Ronald Capella; e Nilzete Liberato Bresolin, presidente do DC de Nefrologia da SBP.

A obra aborda o reflexo da assistência integral à criança e do ensino da pediatria no estado de Santa Catarina e conta com mais de mil páginas. É dividido em 28 Seções totalizando 189 capítulos, escritos por 193 autores dentre os quais estão médicos do corpo clínico do Hospital. O prefácio é de autoria da presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva.

A segunda publicação aborda sobre a “Síndrome Down – Manejo e Atenção Clínica”. Escrita pelos drs. Hamilton Rosendo Fogaça, diretor de regionais da SCP; e Maria Cláudia Schmitt Lobe, junto aos acadêmicos da Liga de Pediatria da Universidade Regional de Blumenau (FURB); é um guia prático sobre as principais questões que envolvem a saúde e o bem-estar de portadores da doença e serve de auxílio aos profissionais da área da saúde no atendimento destes pacientes, envolvendo também temas sociais, éticos e legais.

Ao final do evento acontecerá a Assembleia Geral Ordinária da SCP, com encerramento da Gestão 2016/2018, que se destacou na valorização e na integração dos pediatras de todo o Estado.

*Com informações da Assessoria de Imprensa da SCP