Associe-se

Curitiba receberá em abril o 2º Simpósio Internacional de Dermatologia Pediátrica

Entre os dias 11 e 13 de abril acontecerá o 2º Simpósio Internacional de Dermatologia Pediátrica (Dermaped), em Curitiba (PR). O evento visa levar aos especialistas em cuidados com a saúde da criança e adolescentes informações mais atualizadas sobre a área, tanto no campo terapêutico quanto diagnóstico. Além de uma programão repleta de atualizações científicas, esta edição contará ainda com outras duas novidades: o prêmio Leide Parolin Marinoni e as estações clínicas.

O prêmio Leide Parolin Marinoni será entregue aos três melhores trabalhos científicos apresentados no evento. Os trabalhos serão exibidos sob a forma de apresentação oral e pôster. A iniciativa é uma homenagem à pediatra pioneira na área de dermatologia pediátrica no Paraná e no Brasil.

Além disso, haverá também cinco estações clínicas denominadas “Pergunte aos Especialistas”, que estarão disponíveis em determinados horários no setor de exposições. Em cada uma delas, haverá temas apresentados para pequenos grupos de forma interativa, para promover o conhecimento e tirar dúvidas com profissionais da área.

De acordo com a presidente do evento, que também coordena o Departamento Científico de Dermatologia da SBP, dra. Vânia Oliveira de Carvalho, a programação do simpósio será ampla e voltada para as queixas cutâneas frequentes nos consultórios. “Com a tendência atual de interdisciplinaridade, serão apresentados temas de interesse de outros profissionais da área da saúde, sobretudo nos cursos pré-congresso de epidermólise bolhosa, com temas importantes para a área de enfermagem, por exemplo”, explica.

A médica ressalta ainda que a programação contemplará não só os dermatologistas, mas também infectologistas, reumatolgistas e neonatologistas. “Sendo o pediatra o responsável pelo atendimento integral à criança, o evento permitirá aumentar o grau de resolução dos problemas dermatológicos no dia a dia da assistência”, afirmou.

No primeiro dia do evento ocorrerão os cursos pré-congresso, onde serão abordadas doenças frequentes como acne, dermatite de contato, dermatopatologia para o pediatra, epidermólise bolhosa – doença genética que requer uma série de cuidados com a pele porque é extremamente frágil -, entre outras.

PALESTRAS INTERNACIONAIS – O Simpósio contará com a participação de três renomados palestrantes internacionais: dra. Rosalia Ballona, chefe do serviço de dermatologia do Instituto Nacional de Salud del Niño, no Peru; o dr. Antonio Torrelo, dermatopediatra espanhol e último presidente da Sociedade Internacional de Dermatologia Pediátrica; e a dra. Helena de La Cruz Vidauri, professora da Escola de Medicina da Universidad Nacional Autónoma de México, na capital mexicana.

A dra. Rosalia Ballonda estará presente nas mesa-redondas “Doenças comuns e incomuns no consultório”, sobre as dermatoses frequentes no consultório como impetigo, verruga e escabiose; e “Lesões vasculares em pediatria”, com a palestra “Hemangioma na infância – experiência de tratamento com atenolol”, entre outras.

Já o pediatra espanhol, dr. Antônio Torrelo, marcará presença no dia 13 palestrando nas conferências especiais “Highlights das Públicas Científicas no Último Ano” e “Doenças autoinflamórias”.

A pediatra mexicana, dra. Helena de La Cruz Vidauri, comparecerá nos dois dias de evento palestrando na mesa-redonda “Doenças comuns e incomuns no consultório”, sobre vitiligo e outras doenças autoimunes; na Conferência Especial “Dermatologia para o Pediatra (Dermatoses Comuns: do Sintoma à Receit a) sobre dermatoses da área de fraldas; na mesa-redonda “Exatamas – Faça o Diagnóstico”, entre outras.

Além disso, os três especialistas estarão palestrando no dia 13 nas mesas-redondas “Novidades em Dermatologia Pediátricas”, discutindo casos que denotem algo novo em diagnóstico ou tratamento, ou novas doenças; e “Dermatologia Pediátrica – do Lactente ou Adolescente”, na qual cada um irá abordar um tema específico.

O Simpósio receberá também, além dos pediatras internacionais, renomados nomes da dermatologia pediátrica brasileira, com destaque para os membros do DC de Dermatologia da SBP.

INSCRIÇÃO – Para realizar a inscrição, basta CLICAR AQUI. Até o dia 23 de fevereiro os valores estão com desconto. Inscreva-se e não perca essa oportunidade!


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110