Associe-se

Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial traça metas para o próximo ano de trabalho

canstockphoto5141942

O Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elaborará documentos com orientações de conduta com a contribuição de especialistas de outros DCs da entidade, nos próximos meses. Essa foi uma das deliberações tomadas pelo grupo em sua primeira reunião. Na ata do encontro, já apresentada à diretoria da SBP, os membros definiram que o foco principal de sua atuação deverá ser a puericultura, contemplando-se itens, como sua periodicidade e a inclusão de novas abordagens.

Entre os trabalhos previstos pelo DC de Pediatria Ambulatorial está a conclusão de um Guia de Puericultura, abordando a promoção e a prevenção à saúde a partir de temas como uso de drogas, gravidez na adolescência, prevenção à obesidade, hipertensão arterial, dentre outros. O grupo também planeja a implementação de campanhas para difundir na comunidade científica e na sociedade civil a percepção sobre a importância da puericultura, uma das bandeiras da gestão da SBP, que tem focado suas ações na valorização e na defesa dos interesses do pediatra, da criança e do adolescente.

Na reunião, que aconteceu no início do mês, durante o 14º Congresso Brasileiro de Adolescência, em Campo Grande (MS), foram traçadas as metas para o fim desse semestre e o primeiro de 2017. Outro ponto de destaque na agenda do DC é o estímulo à valorização dos especialistas, com o apoio da Diretoria de Defesa Profissional da SBP e em parceria com a Coordenação do Programa de Gestão do Consultório. A meta é buscar atrativos para fixar o pediatra nos ambulatórios e consultórios e estimular o resgate daqueles que suspenderam seus atendimentos, por diversos motivos.

Outra importante iniciativa que será feita pelo DC é a apresentação de casos clínicos, com discussões no site da SBP a cada 30 dias. A proposta envolve atividades de Educação à Distância (EAD), por meio da captação de casos clínicos enviados por médicos de todo o País, cujas propostas serão analisadas pelos membros do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial. O fluxo dessa proposta será realizado conjuntamente com o coordenador dos Departamentos Científicos, dr. Dirceu Solé, e a assessoria de Comunicação da SBP, para traçar as estratégias de divulgação.

O DC de Pediatria Ambulatorial também pretende realizar, periodicamente, a atualização da página do DC no site da SBP, com a disponibilização de artigos científicos atualizados e de interesse para a sociedade. Os textos podem trazer conteúdos voltados à prevenção e à prática de brincadeiras perigosas e à dependência dos jogos eletrônicos, bem como a fixação de limites na internet, dentre outros. Esse trabalho será monitorado de pelo Departamento Científico.

Além disso, o DC pretende propõe também a realização de pesquisa, por meio do site da SBP e com o suporte de envio de e-mail marketing aos seus associados. O levantamento permitirá

identificar o perfil do atendimento realizado pelo pediatra, sua forma de conduzir a anamnese e quais itens da consulta de puericultura não estão sendo avaliados no atendimento, entre outros aspectos, sempre abordando focos atuais de promoção e prevenção de doenças.

Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110