Associe-se

Depoimentos colhidos em projeto inédito da SBP mostram preocupação do pediatra com a especialidade e o bom exercício da medicina

Os participantes do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Fortaleza (CE), terão um motivo a mais para visitar o estande da entidade organizadora do evento, o qual pretende ser um marco na história da especialidade no País. No local, entre os dias 10 e 14 de outubro, poderão conhecer o resultado de um projeto inédito, idealizado pela presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra Luciana Rodrigues Silva,  que ajudou a mapear a percepção dos médicos de diferentes regiões, idades, tipos de vínculos profissionais, entre outras características. Os cinco primeiros teasers, que trazem extratos do produto final, começam a ser a veiculados pela SBP nesta semana.

CONFIRA O VÍDEO GRAVADO COM O DR EDSON CARVALHO, PRESIDENTE DA SOCIEDADE CATARINENSE DE PEDIATRIA

Por meio de uma série de entrevistas, eles traçaram um mapa sobre a atuação e os desafios que se impõem aos pediatras para que bons resultados sejam alcançados. A presidente da SBP coletou pessoalmente 81 depoimentos desde que assumiu a direção da entidade, em junho de 2016, durante as visitas que realizou aos estados. “Foi uma oportunidade ímpar de estar tão próxima de meus colegas e amigos, de conhecer melhor suas realidades, de ouvir suas expectativas e angustias. Isso tem me ajudado, assim como a todos os diretores da SBP, a entender melhor o papel da nossa entidade. Certamente, colheremos frutos a partir dessa iniciativa”, afirmou.

Cada conversa, conduzida em tom informal, ajudou a tecer, assim, um retrato que será útil à implementação de futuras ações estratégicas da entidade. “Seria muito bom que os nossos gestores públicos e privados tivessem a noção da importância do pediatra. Porque é ele quem tem a habilidade, a formação e a competência para atender a criança, desde que nasce até os 19 anos.  O pediatra tem o futuro do Brasil em suas mãos. Então, pode contribuir, orientar e prevenir uma série de coisas no momento presente da criança e no seu futuro”, disse dra Luciana Rodrigues Silva.Alguns pontos comuns surgem nos depoimentos coletados. A maioria destaca a relevância de uma iniciativa como a do projeto “SBP visita os pediatras do Brasil”, o qual deu origem a uma série de vídeos que serão apresentados no 38º Congresso, em Fortaleza. Dra Maria José, uma das que foi ouvida na Bahia, numa das rodas de conversa onde os depoimentos foram feitos, chamou a atenção para a carência do pediatra em se fazer percebido pelas lideranças médicas.

CONFIRA O VÍDEO GRAVADO NA BAHIA COM A PARTICIPAÇÃO DA PEDIATRA MARIA JOSÉ

Segundo ela, em visão compartilhada por vários colegas, os pediatras têm a necessidade de expor suas dificuldades. “Eles precisam se sentir importante porque na ponta têm dificuldade de tudo, de medicação, de leito, de transferência”, ressaltou.  Para ela, a iniciativa da presidente da SBP é pertinente e está no rumo certo ao “mostrar o valor do pediatra, que é um profissional, que faz anamnese, atende, examina e muitas vezes descobre o que nem a mãe sabe”.Os futuros profissionais também compartilharam suas experiências. Marcelo, um estudante de graduação em medicina, mas que já sonha em ser pediatra, ressaltou o destaque da especialidade no enfrentamento dos graves problemas sociais no País. De acordo com ele, a escolha pela área foi feita com base no “potencial transformador que a pediatria possui”. engajado, ele já participa de projetos de cunho social no Pará, estado onde cursa a universidade, mas não esconde uma preocupação que é igual a de muitos colegas que têm anos de experiência: como interiorizar a prática médica em regiões de extrema pobreza, onde falta incentivo e estrutura?

CONFIRA O VÍDEO GRAVADO NO PARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DO ESTUDANTE MARCELO

Outro tema relevante foi introduzido pelo dr Rubem Trombini, do Mato Grosso do Sul. De longa experiência no exercício da pediatria, ele demonstrou sua preocupação com a visão integral que o médico deve lançar sobre seu paciente. No depoimento gravado, ele ressalta o qual pertinente é conhecer a criança seu habitat, o meio em vive, manter uma relação com os pais, ouvindo-os e orientando-os. De forma complementar, alertou para os riscos do apego exagero à tecnologia: “O pediatra não pode se afastar da criança. Hoje, o pediatra está muito próximo dos tomógrafos, dos raios-x, dos laboratórios, dos erros inatos do metabolismo e está esquecendo-se das condições básicas: a história, o apalpar, olhar, conhecer a criança em sua totalidade, o que o ajudarão a fazer uma grande pediatria”, sentenciou.

CONFIRA O VÍDEO GRAVADO COM A PARTICIPAÇÃO DO PEDIATRA RUBEM TROMBINI, DO MATO GROSSO DO SUL

Por sua vez, o pediatra Fabio Guerra, que também é presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de Minas Gerais (CRM-MG), trouxe para o projeto sua visão sobre um assunto que atinge milhares de médicos todos os anos: o aumento da violência dentro e fora dos consultórios. Incomodado com essa situação que, para ele, evoluiu do desrespeito verbal para a agressão física, conclama as entidades que representam a categoria a juntarem forças: “Chegamos a um ponto que não tem como continuar”.

CONFIRA O VÍDEO GRAVADO COM A PARTICIPAÇÃO DO PEDIATRA FÁBIO GUERRA, PRESIDENTE DO CRM-MG

A íntegra dos resultados do projeto “SBP visita os pediatras do Brasil” poderá ser conhecida em primeira mão durante o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, em Fortaleza. O tema central será “Eu pediatra, cuidando do futuro do Brasil”. Conferencistas de renome nacional e internacional farão parte da programação que contemplará temas do cotidiano, do avanço do conhecimento, das atualizações pertinentes à prática médica e da luta pela valorização do pediatra. No site abaixo, você pode ter acesso a mais informações sobre a programação e condições de inscrição.  

SAIBA MAIS SOBRE O 38º CBP


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110