Deputados federais homenageiam Conselho Federal de Medicina em sessão solene

cfm-solene

Cerca de 200 médicos, estudantes de medicina e lideranças partidárias nacionais e regionais participaram, na Câmara dos Deputados, na manhã de quarta-feira (26), de sessão solene em homenagem ao Conselho Federal de Medicina (CFM). Além deles, mais de 300 parlamentares também marcaram presença durante a solenidade, proposta pelo deputado Hiran Gonçalves (PP-RR).

Além de traçar a trajetória do CFM na fiscalização e normatização da prática médica, o evento também simbolizou o reconhecimento da sociedade aos profissionais de medicina. A audiência contou a participação de lideranças médicas de todo o País, entre eles os conselheiros federais de medicina. O representante pelo estado do Rio de Janeiro no CFM e também secretário-geral da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Sidnei Ferreira, também esteve presente em Brasília.

Presidentes dos Conselhos Regionais de Medicina, membros da Associação Médica Brasileira (AMB), da Federação Nacional dos Médicos (Fenam), da Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR), da Associação dos Estudantes de Medicina do Brasil (AEMED), de sindicatos e associações médicas também marcaram presença na cerimônia.

DECLARAÇÕES – Mais de 20 deputados de diversos partidos e estados da Federação fizeram questão de manifestar apoio às atividades do CFM e das entidades médicas. Entre os que se manifestaram, o deputado Jorge Silva (PHS-ES) elogiou o trabalho desenvolvido pelos conselhos na luta pelo bem-estar do povo brasileiro.

Já o deputado Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR) enalteceu que “cabe ao CFM a profunda reflexão das alternativas que temos para o Sistema Único de Saúde (SUS)”.  O deputado Dr. João (PR-RJ) também usou a tribuna: “O CFM lutou com todas as forças possíveis para garantir uma revalidação de todos os médicos que entram no país”.

Sobre a renumeração dos médicos, a deputada Carmem Zanotto (PPS-SC) defendeu a atualização da tabela de pagamento do SUS: “Precisamos garantir aquilo de que devidamente os médicos precisam para atuar e dar continuidade nos atendimentos no Sistema Único de Saúde”.

Ao final da cerimônia, o deputado Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) clamou os médicos a participarem mais das atividades do Congresso Nacional. “É dever de todo médico brasileiro participar da vida política desse País. Basta de omissão.”

Com informações do CFM