Associe-se

Diretoria da SBP apresenta, ao Conselho Superior, balanço de atividades em 2016 e metas para o ano que vem

Foto 1

“Desde junho deste ano, quando a atual diretoria tomou posse na Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), muitas foram as conquistas e os projetos consolidados. Além deles, outras realizações ainda estão por vir”. A declaração é da presidente da SBP, dra. Luciana Rodrigues Silva, ao apresentar ao Conselho Superior da entidade os resultados dos primeiros meses à frente da maior sociedade médica de especialidade do País. O encontro aconteceu em São Paulo, no sábado (10), com a presença de representantes e presidentes das 27 sociedades estaduais.

 Acompanhada de toda a diretoria da SBP, dra. Luciana detalhou as realizações obtidas dentro dos quatro temas estratégicos definidos para 2017 (Gestão de Recursos e Sustentabilidade Financeira; Alinhamento e Integração da Rede SBP; Foco no Associado; e Cuidando do futuro de crianças e adolescentes). Na exposição, ressaltou que a transparência e a democracia são os princípios norteadores da atual gestão.

 DIAGNÓSTICO - Segundo dra. Luciana, o principal objetivo da diretoria da SBP é implementar ações que contribuam com a meta de “colocar o pediatra em primeiro lugar e em consonância com as diretrizes de campanha”. Nesta perspectiva, a SBP também já deu início a um inquérito nacional, por meio do Instituto Datafolha, para compreender o que os associados esperam da entidade e da atual gestão, permitindo o aperfeiçoamento da gestão em curso.

 “Além do conhecimento científico, a SBP agora tem como pilar a valorização do pediatra, enquanto profissional e também como pessoa, por isso já ampliamos as áreas de Defesa Profissional e de Humanidades. Com o fim da pesquisa, teremos mais subsídios sobre o perfil e o mercado de trabalho dos pediatras brasileiros”, disse a presidente.

 Além desse passo, a diretoria anunciou um levantamento junto aos Departamentos Científicos, filiadas estaduais e aos integrantes do Conselho Superior para saber o que esperam da atuação da diretoria da SBP. Para tanto, na reunião, em São Paulo, os participantes receberam um questionário que, após o preenchimento, ajudará no aperfeiçoamento do Planejamento Estratégico da entidade.

 CAPACITAÇÃO – Durante sua apresentação, a presidente também mostrou ao Conselho Superior os resultados dos treinamentos realizados pela SBP ao longo de 2016. Ela garantiu que, no próximo ano, a entidade deve criar novos cursos itinerantes e mudar a plataforma de ensino à distância no portal, deixando-a mais amigável ao usuário e com mais informações.

 Segundo a dra. Luciana, um dos pilares da SBP é a educação continuada, que a cada dia amplia sua atuação por meio de cursos fixos e itinerantes, congressos, educação à distância, publicações, livros e revistas. “Os avanços na área médica são muito dinâmicos e a cada dia novos desafios surgem. A atual gestão da sociedade está atenta a esta questão e tem promovido mudanças nas ferramentas e instrumentos para aperfeiçoar permanentemente a educação médica”, destacou.

 A presidente citou, como exemplo de sucesso, o PALS (Pediatric Advanced Life Support, na sigla em inglês), curso de imersão preparado para médicos e enfermeiros com o objetivo de capacitá-los no atendimento de crianças vítimas de trauma ou de situações agudas. Só neste ano, a SBP treinou 922 alunos em 70 edições presenciais e 36 edições à distância. Cerca de 240 instrutores e palestrantes estiveram envolvidos diretamente neste trabalho.

 Além disso, em 2016 quase sete mil associados e residentes participaram do 24º ciclo do PRONAP, um curso de educação continuada por correspondência desenvolvido pela SBP e que possibilita aos pediatras a atualização e revisão de conhecimentos. Desde o primeiro ciclo do Programa, quase 95 mil profissionais já receberam seu diploma de atualização.

 Entre maio e novembro de 2016, também foram realizados 589 cursos de Programa de Reanimação Neonatal (PRN) – 382 deles para médicos e 207 para outros profissionais de saúde. Ao todo, quase seis mil alunos formados. Neste mesmo período, outros 373 foram certificados em reanimação de prematuro.  Outros treinamentos também foram abordados pela dra. Luciana, como o de atualização em gastroenterologia pediátrica, o PRN em transporte do recém-nascido de alto risco e o de reanimação para parteiras.

 CONTEÚDO CIENTÍFICO – Dra. Luciana também destacou o engajamento dos Departamentos Científicos da Sociedade Brasileira de Pediatria na produção de conteúdo e difusão de conhecimento por meio dos eventos realizados em 2016. Nove grandes congressos, fóruns e simpósios foram promovidos pela SBP em todas as regiões do Brasil e contaram mais de oito mil inscritos e 560 convidados (nacionais e internacionais).

 Entre os documentos elaborados pelos Departamentos Científicos, a presidente ressaltou a publicação dos guias práticos de Anafilaxia e Avaliação Nutrológica no Consultório; do Manual de Orientação sobre Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital; e dos documentos científicos sobre Vacina para Prevenção da Dengue, Calendário de Vacinação da SBP 2016, Dermatite da Área das Fraldas, Picadas de Inseto Prurigo Estrófulo ou Urticária Papular, e Infecção do Trato Urinário. Outros arquivos já estão em fase final de revisão ou diagramação e devem ser publicados em breve.

 Durante a reunião, ela enfatizou ainda o maior envolvimento da SBP em espaços internacionais dos quais participa (Associação Psicanalítica Internacional – IPA, Associação Latino-americana de Pediatria – Alape, Fórum Permanente das Sociedades de Pediatria do Cone Sul – Fospecs e Consórcio Global de Educação Pediátrica – GPEC), além de maior interação com Poderes Legislativo e Executivo brasileiros.

 Finalmente, durante a reunião, a diretora-financeira, dra. Maria Tereza Costa, e o 2º vice-presidente, dr. Edson Ferreira Liberal, apresentaram ao Conselho Superior os resultados financeiro e administrativo de 2016 e a proposta para 2017. Também participaram do encontro, apoiando o grupo nos esclarecimentos e no encaminhamento dos debates, o 1º vice-presidente da SBP, dr. Clóvis Constantino, e o secretário-geral da entidade, dr Sidnei Ferreira.

 “Agradecemos o apoio recebido até o momento. Estamos convictos de que nosso trabalho será exitoso, graças ao apoio das lideranças e dos técnicos da SBP. Mas será pelo reconhecimento do pediatra das qualidades dessa gestão que teremos o grande aval para darmos continuidade ao nosso projeto”, arrematou a presidente dra Luciana Rodrigues Silva.

 


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 • Fax: 21 2547-3567 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110