Associe-se

Em busca de maior integração, Departamentos Científicos fazem série de reuniões durante o 38º CBP

Os Departamentos Científicos da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estão realizando diversas reuniões ao longo do 38º Congresso Brasileiro da especialidade, que está sendo realizado em Fortaleza (CE), entre os dias 10 e 14 de Outubro. O objetivo é buscar maior integração entre as diferentes áreas de atuação e de conhecimento. O foco principal é o estímulo ao fomento da pesquisa, desenvolvimento de diretrizes, colaboração na organização de eventos científicos, elaboração de documentos técnicos para SBP, dentre outras atividades.  

Outra vantagem dessa integração é o reforço à Diretoria da SBP nos encaminhamentos relacionados a cada um dos temas. Dra. Tânia Sih, presidente do Departamento Científico de Otorrinolaringologia, vê a integração entre os departamentos como um fator fundamental para o crescimento da pediatria no país.  

“Graças a essa nova gestão da Presidência, os departamentos estão conversando entre si. O Departamento de Otorrino, por exemplo, já fez três documentos em conjunto com outros departamentos. Isso é muito importante, temos que dar as mãos. As coisas têm acontecido de uma maneira mais integrada", destaca.  

Da mesma forma, dra. Alda Elizabeth, presidente do Departamento Científico da Adolescência, reforça a importância da união e da contribuição entre os setores. "O DC de Adolescência faz um link com todos os outros departamentos. É uma faixa etária especial. Trabalhamos com a Pediatria Ambulatorial, Saúde Escolar, Sono, Departamento de Imunizações e muitas outras áreas. Em nosso grupo a gente procura dentro dos nossos documentos científicos sempre fazer a integração com os outros departamentos. Essa nova gestão deu essa liberdade para a gente fazer o grupo crescer mais. Uma área contribui com a outra", afirma.

A presidente do Departamento Científico de Dermatologia, dra. Vânia Castro, corrobora com essa integração entre as áreas de atuação da pediatria. ¨É de fundamental importância que os departamentos estejam integrados a fim de que a produção dos documentos científicos sejam embasadas nas diferentes áreas. Se estabelecermos diretrizes em conjunto os documentos terão valor muito maior do que se cada departamento fizer isso de forma individual", frisa.

Existem hoje 32 Departamentos Científicos na Sociedade Brasileira de Pediatria. Nessa quarta (11), no período da tarde, se reuniram os DC de Cardiologia, Pediatria Ambulatorial, Imunizações, Reumatologia, Pediatria do Desenvolvimento e Hepatologia. Na quinta-feira (12) pela manhã se reunirão os seguintes departamentos: Aleitamento Materno, Medicina do Sono, Hematologia, Infectologia, Neonatologia e Neurologia. E no período da tarde: Toxicologia, Segurança, Saúde Escolar, Oncologia e Adolescência.


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110