Associe-se

Em novembro, o RJ será palco do III Encontro Internacional sobre o Uso de Tecnologias por Crianças e Adolescentes/Jovens Adulto


Membros do Departamento Científico de Adolescência da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) estarão na linha de frente do III Encontro Internacional sobre o Uso de Tecnologias por Crianças e Adolescentes/Jovens Adultos (E.S.S.E. Mundo Digital: E=ética, S=segurança, S= saúde, E= educação) que acontecerá nos dias 21 e 22 de novembro, no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro (RJ). Está prevista a participação de mais de 350 estudiosos e militantes de diversas áreas que compõem a rede de proteção social de crianças e adolescentes que acessam à Internet em diversos países. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento, organizado pelo Centro de Estudos Integrados, Infância, Adolescência e Saúde e pela Rede ESSE Mundo Digital.

PARA SE INSCREVER ACESSE AQUI

Dentre os palestrantes estão professores e pesquisadores de notório saber do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná e Ceará, além de especialistas de Portugal e dos Estados Unidos. Os debates serão conduzidos em quatro módulos: Ética, Segurança, Saúde e Educação. Cada um deles com uma mesa redonda e conferências. Em paralelo será realizada atividade contemplando temas da programação com o uso de metodologias participativas e interação com adolescentes convidados, oriundos de escolas públicas e privadas do município do Rio de Janeiro.

O rol de temas englobados pela programação é amplo e inclui questões como ética nas mídias digitais; cyberbullying; sexting; violência na rede; segurança e privacidade na vida digital; jogos perigosos e segurança nos games; dependência on-line; efeitos do mundo digital na saúde e desenvolvimento de crianças e adolescentes; e desafios da educação, alfabetização e cidadania na era digital.

SAIBA MAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO

Dra. Evelyn Eisenstein, secretária do DC da Adolescência e uma das coordenadoras do III Encontro Internacional, defende a pertinência dos debates. “A realidade dos dispositivos conectados à Internet invadiu todas as famílias, escolas e tantos outros contextos sociais. As mudanças de comportamento causadas pelo uso das mídias digitais são observadas e a importância da alfabetização e cidadania digital se torna um assunto de urgência, para todos”, ressalta ela, que participou ativamente da elaboração do guia Saúde das Crianças e dos Adolescentes na Era Digital, lançado recentemente pela SBP.

Na avaliação da presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, “existem benefícios e prejuízos advindos dessas tecnologias. O desafio é saber usá-las na dose certa. Nestes contextos, o pediatra tem um papel central, pois, pelo respeito e confiança que recebe das famílias, pode ser o agente de mudanças ao orientar os pais a agirem diante de cenários de risco”.

Para ela, os pediatras podem programar com as crianças e adolescentes e suas famílias um plano de “dieta midiática” de acordo com as idades e desenvolvimento cognitivo e maturidade Da mesma forma, avisou, é importante orientar as crianças e adolescentes a se protegerem e terem conhecimento e todos os riscos. No entanto, dra Luciana lembrou ainda que, como em qualquer plano de reeducação física ou alimentar, é preciso do engajamento de pais, responsáveis e de professores para que os bons resultados apareçam.

ACESSE A ÍNTEGRA DO GUIA SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA ERA DIGITAL

Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110