Associe-se

Em parceria com a Asbai, DC de Alergia da SBP prepara novos documentos científicos sobre o tema

“Até o final da atual gestão serão lançados mais três documentos científicos, além dos seis já publicados, sendo dois em parceria com a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI). Vamos produzir ainda guias sobre urticária aguda e crônica na criança, um de reação a medicamentos e outro sobre conjuntivite alérgica, em parceria com o Grupo de Trabalho de Oftalmologia da SBP”, afirmou o presidente do Departamento Científico de Alergia da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Emanuel Sarinho, durante reunião com o Comitê Científico.

No encontro – ocorrido durante o XLV Congresso Brasileiro de Alergia e Imunologia, promovido pela Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), no Recife (PE) –, dr. Sarinho disse que o Departamento tem sido extremamente produtivo. “Foi a primeira vez que realmente aconteceu uma reunião do nosso Departamento dentro de um congresso da ASBAI. Isso demonstra como as duas sociedades estão alinhadas e trabalhando juntas. Inclusive, fizemos diversos documentos em conjunto, como o guia de anafilaxia; de rinites; de asma no pré-escolar; de dermatite atópica; de alergia alimentar e autismo”, relembrou.

Ele reforçou também que essa parceria entre as duas instituições estará presente durante o 15º Congresso de Alergia e Imunologia Pediátrica da SBP, que ocorrerá entres os dias 10 e 13 de abril de 2019, em Foz do Iguaçu (PR). O tema do evento será “A medicina personalizada do especialista à atenção básica”.

“Essa aliança da SBP e da ASBAI é de suma importância para nossas crianças e adolescentes, visto que até um terço das crianças podem apresentar algum tipo de doença alérgica. Por isso, é necessário que o pediatra e a SBP atuem juntamente com a ASBAI para acolher esse público infantojuvenil com essas afecções na melhor forma de tratamento e prevenção”, enfatizou dr. Emanuel.

CURSOS E AGRADECIMENTOS – Outro tópico abordado na reunião foi o curso de anafilaxia que será realizado no 15º Alergoped e no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP), que ocorrerá em outubro de 2019, em Porto Alegre (RS). O curso de anafilaxia será teórico-prático e visa ajudar os pediatras a orientar adequadamente os familiares dos pacientes com a reação. O pediatra é quem vê o doente com anafilaxia, tanto na urgência quanto no consultório, e, por isso, é ele quem deve orientar os familiares sobre os cuidados necessários.

Segundo dr. Sarinho, o curso é para ajudar os familiares enquanto a adrenalina auto injetável não chega ao Brasil. “O ideal é que nos países haja este medicamento, que consiste em uma ampola de adrenalina que, ao encostar na coxa, dispara e libera a medicação que salva as crianças. No entanto, essa tecnologia não está disponível no Brasil, ainda. Então, temos que ensinar aos pais como colocar a adrenalina na seringa e como aplicá-la para conseguirmos ajudar crianças com crise de anafilaxia”, disse.

Além deste curso, o pediatra informou que haverá também um outro sobre alergia, que será ministrado à distância e está sendo muito solicitado pelos pediatras. Ao fim da reunião, ele agradeceu a parceria da diretoria da SBP por todo o trabalho desenvolvido nessa gestão. “A gestão dinâmica e atuante da dra. Luciana Rodrigues Silva, presidente da SBP, em todos os aspectos, tem oferecido uma grande quantidade de material de qualidade ao pediatra e isso resultará em um melhor cuidado das nossas crianças”, concluiu o dr. Sarinho.

Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110