Associe-se

Emoção, apresentação de resultados e uma aposta no futuro marcam a abertura oficial do 38º CBP

A emoção foi a marca da solenidade oficial de abertura do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, que acontece no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza (CE), até o próximo sábado. Na oportunidade, a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, conclamou os participantes para uma reflexão sobre a pediatria atual no Brasil. Com o tema “Eu pediatra, cuidando do futuro do Brasil”, ela promoveu uma discussão sobre os desafios e os rumos da profissão.    

Em seu pronunciamento, a presidente chamou a atenção para o trabalho realizado pela diretoria, com o apoio das filiadas, que tem como objetivo o aprendizado e o aperfeiçoamento profissional e pessoal dos pediatras brasileiros. “Otimista, convicta que sou, acredito no futuro do Brasil. Não de forma esperançosa, apenas. Não por imaginar que ocorrerão grandes revoluções ou por me inspirar em reformas políticas ou de outra natureza. Nem acredito que indicadores econômicos e de desenvolvimento humano possam mudar de repente. Acredito que se baseando em valores que possuímos, mesmo nos piores momentos, esses valores podem ser fortalecidos”, declarou.  

RESULTADOS - Na solenidade, foi divulgado, em primeira mão, o resultado da pesquisa “Avaliação, imagem e expectativas dos pediatras associados à SBP”, encomendado pela SBP ao Instituto Datafolha. Na ocasião, também foram apresentados os primeiros resultados do programa “SBP visita o pediatra pelo Brasil”, que tem o intuito de mapear a percepção dos médicos de diferentes regiões do País.  

SAIBA MAIS SOBRE  A PESQUISA DATAFOLHA

SAIBA MAIS SOBRE O SBP VISITA O PEDIATRA PELO BRASIL  

Foram exibidos cinco vídeos (um de cada região do País) com depoimentos de pediatras dos mais diferentes perfis falando sobre as dificuldades e prazeres da profissão. Como resultado deste programa, dra. Luciana lançou aos pediatras o projeto “Outubro Laranja”, que visa tornar este mês como um período dedicado à divulgação de temas de interesse para a criança, o adolescente e o pediartra, sempre buscando o compromisso da Nação com o seu próprio futuro.  

EXPECTATIVA – A abertura contou ainda com pronunciamento da dra. Francielze Lavor, presidente da filiada do Ceará, que trouxe à tona a importância do evento para a discussão de temas como a dependência digital, suicídio, entre outros assuntos. Ele destacou o papel fundamental do pediatra em problemas relevantes e atuais na saúde infanto-juvenil.  

Dra. Anamaria Cavalcante e Silva, presidente do 38º CBP, também se pronunciou e fez saudação especial aos pediatras por sua escolha profissional e às suas famílias pelo apoio em suas realizações. Como ela ressaltou, o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria conta com uma vasta programação, composta por palestras, mesas-redondas, miniconferências, entre outras atividades.

FUTURO - São mais de 6 mil participantes de todo o Brasil, entre médicos, estudantes e interessados no assunto. “Estamos muito felizes que os pediatras brasileiros tenham atendido o nosso convite. Temos ainda centenas de pessoas que estão trabalhando com afinco nesse evento. Com o tema do congresso, que sinaliza para o pediatra cuidando do futuro do Brasil, podemos trabalhar com inúmeros assuntos. Isso vai oportunizar não somente ensinar, mas também aprender com cada experiência”, destacou a dra. Anamaria, que pela segunda vez preside um Congresso Brasileiro de Pediatria.  

Para a presidente da SBP, a expectativa foi superada. “Achávamos que teríamos 4 mil inscritos, mas ultrapassamos os 6 mil. Temos uma programação feita com muito cuidado, com eventos simultâneos e percebemos que os participantes estão gostando”, afirmou. O médico dr. João Paulo, de São Paulo (SP), confirma que, para ele, o evento está agregando em novos conhecimentos. “Até agora foi tudo excelente. Evento bem organizado, com palestras excelentes, atualizadas, e espero que continue assim: com temas novos e abordagens bem amplas”, completa.


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110