Associe-se

Especialistas podem enviar sugestões de temas para serem debatidos no 39º Congresso Brasileiro de Pediatria

Que tal ver na programação do 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (CBP) debates em torno de temáticas indicadas por você? Essa possibilidade existe, basta que os interessados em contribuir com a definição das mesas-redondas, oficinas e conferências encaminhem suas propostas para a análise da Comissão Organizadora do evento, previsto para acontecer em Porto Alegre (RS), em outubro de 2019. As sugestões podem ser enviadas para o e-mail brasileiro2019@sprs.com.br, criado especialmente para acolhê-las.

Essa é uma das principais novidades no processo de organização do 39º CBP que tem como meta aumentar o número de participantes e o nível de satisfação com os resultados alcançados ao final do último Congresso, que aconteceu em outubro de 2017, em Fortaleza (CE). Irmanadas nesse desafio, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) já estão a todo o vapor.

Reuniões, visitas técnicas e planejamento intenso têm marcado os preparativos para o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria (39º CBP). “A SPRS e a SBP estão se empenhando para realizar um evento completo de atualização científica, com momentos agradáveis de convivência e desenvolvimento pessoal dos participantes”, destaca dra. Cristina Helena Targa Ferreira, diretamente envolvida com esse projeto.

Estrategicamente localizada, a apenas alguns quilômetros dos maiores centros urbanos nacionais e do Mercosul, a capital gaúcha foi escolhida também pelo que oferece em termos de infraestrutura, gastronomia e serviços. “Desde a escolha do Rio Grande do Sul, temos trabalhado rotineiramente e até criamos Comissões específicas, que trabalham no planejamento e na organização do evento, considerando suas diversas atividades científicas e as necessidades estruturais”, comentou ao SBP Notícias a presidente da SPRS.

Além da possibilidade dos especialistas contribuírem diretamente com a montagem da programação, já foi definido que a Defesa Profissional ganhará dentro do evento um destaque à parte. Também será estimulada a interação dos pediatras com a comunidade. Para isso, a SPRS criou, especialmente para o evento, a “Comissão de Atividades Comunitárias”. O grupo tem como missão desenvolver propostas para mostrar à população a importância do pediatra, como médico especializado na saúde e no desenvolvimento das crianças e adolescentes.

Na entrevista a seguir, saiba um pouco mais sobre os preparativos para o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria, ao ler a entrevista feita com a presidente da SPRS, dra. Cristina Helena Targa Ferreira.

Leia abaixo a íntegra da entrevista.

SBP Notícias – Qual o significado da escolha do Rio Grande do Sul para sediar o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria?

Dra. Cristina Targa – Para nós, gaúchos, é extremamente importante que o próximo Congresso Brasileiro seja em Porto Alegre. Esse é o maior evento da Pediatria do Brasil, então, tê-lo em nosso estado é uma grande alegria e uma honra para todos os pediatras gaúchos.

SBP Notícias – Como a SPRS pretende participar desse processo?

Dra. Cristina Targa – Pretendemos participar em todos os aspectos da organização do congresso. Junto com a SBP, e contando com todos os pediatras gaúchos, estamos prontos a ajudar, a organizar, a tornar possível e um sucesso o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria.

SBP Notícias – Há alguma estratégia que será feita para estimular a participação dos especialistas gaúchos no evento?

Dra. Cristina Targa – A SPRS já vem divulgando amplamente o Congresso aos seus associados. Criamos um e-mail próprio (brasileiro2019@sprs.com.br) para que eles encaminhem sugestões de temas que gostariam que fossem abordados. O Congresso Gaúcho, evento anual da SPRS, não será realizado em 2019 e o público deste evento, em média 1.200 pediatras, certamente estará presente no Brasileiro. Além disso, o 39º CBP no Rio Grande do Sul, com certeza, trará um público mais abrangente, que aproveitará esta oportunidade ímpar de atualização aqui no Estado.

SBP Notícias – Quais os critérios para escolha do espaço onde será realizado o 39º Congresso Brasileiro de Pediatria?

Dra. Cristina Targa – Os critérios serão fundamentalmente os espaços físicos e a infraestrutura para receber um grande número de participantes. Porto Alegre é a sexta cidade brasileira que mais sedia eventos internacionais e é considerada referência em termos de gastronomia e serviços.  Além disso, é um local que tem se destacado pela qualidade dos seus profissionais e da atuação das entidades de classe líderes em diversas áreas, especialmente na medicina.

SBP Notícias – Qual a preocupação dos organizadores, de forma geral, com aspectos como transporte, hospedagem, alimentação e comunicações durante o Congresso?

Dra. Cristina Targa – Como todas as metrópoles do País, a cidade também sofre com o trânsito na “hora do rush”. Para facilitar o deslocamento dos participantes, estamos planejando iniciar o Congresso um pouco mais tarde, no período da manhã, e estender os horários, facilitando o transporte dos participantes. Porto Alegre está a apenas duas horas de voo das principais capitais do Brasil e do Mercosul. A rede hoteleira de Porto Alegre e região Metropolitana ajudará muito, pois possui uma grande quantidade de estabelecimentos de todas as categorias, com bandeiras nacionais e internacionais. Sobre a alimentação, somos um estado com influência gastronômica de várias etnias, com muita diversidade, mas acredito que os pediatras do Brasil inteiro não perderão a oportunidade de experimentar o nosso tradicional churrasco.

SBP Notícias – Quantas reuniões já foram realizadas para discutir e estruturar o evento? Quem participou dessas reuniões?

Dra. Cristina Targa – Desde a escolha do Rio Grande do Sul, temos trabalhado rotineiramente e até criamos Comissões específicas, que trabalham no planejamento e na organização do evento, considerando suas diversas atividades científicas e as necessidades estruturais. Foram efetuadas visitas técnicas e reuniões com entidades parceiras para preparar Porto Alegre para o 39º CBP, providenciando desde o bloqueio de quartos da rede hoteleira até a adaptação do calendário das atividades da SPRS neste ano especial. Após o Congresso em Fortaleza, a diretoria da SBP começou a fazer reuniões internas para selecionar as empresas prestadoras de serviços. No início do mês de junho, ocorreu uma visita técnica a Porto Alegre, com a participação de membros da diretoria da SBP - dr. Edson Ferreira Liberal, segundo vice-presidente; e dra. Lilian dos Santos Rodrigues Sadeck, diretora de Cursos, Eventos e Promoções -, acompanhados de representantes da diretoria da SPRS: dras. Themis Reverbel da Silveira, Cristina Targa Ferreira, Denise Leite Chaves e Helena Müller.

SBP Notícias – Haverá espaços na programação de interação entre os pediatras e a comunidade? Por que isso é importante?

Dra. Cristina Targa –  Esta interação com a comunidade é algo que a SPRS valoriza e vem promovendo, há muitos anos, através de eventos e ações junto à população gaúcha. Consideramos tão importante esta interação, que uma das Comissões criadas pela SPRS para o Congresso Brasileiro é a “Comissão de Atividades Comunitárias”, que pretende mostrar à comunidade a importância do pediatra como o médico especializado na saúde e no desenvolvimento das crianças e adolescentes.

SBP Notícias – Sobre a Defesa Profissional, há ações serão feitas dentro do evento para abordar esse tema?

Dra. Cristina Targa – O tema da Defesa Profissional é de extrema importância dentro do Congresso e uma preocupação constante da SPRS. Tratativas futuras com a Sociedade Brasileira de Pediatra nortearão as atividades sobre este tema no encontro de 2019. Reuniões estão ocorrendo rotineiramente e pretendemos que todas as atividades de sucesso, ocorridas no encontro em Fortaleza, como a mostra “Pediatras Incríveis”, voltem a compor a programação do evento em Porto Alegre.

SBP Notícias – Quais as novidades estão sendo preparadas para esta 39ª edição?

Dra. Cristina Targa – Na primeira reunião com o Departamento de Marketing da SBP, realizada em junho na sede da SPRS, se iniciaram as discussões para avaliação das sugestões sobre a temática do Congresso. Na oportunidade, também foram propostas atividades especiais que certamente marcarão o encontro dos pediatras brasileiros no Rio Grande do Sul. A SPRS e a SBP estão se empenhando para realizar um evento completo de atualização científica com momentos agradáveis de convivência e desenvolvimento pessoal dos participantes.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110