Associe-se

Está no ar a 3ª aula gratuita sobre Puberdade Precoce do Programa EAD-SBP

Os associados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) já podem acessar, de forma totalmente gratuita, a 3ª aula do curso sobre Puberdade Precoce do Programa de Ensino à Distância (EAD) oferecido pela entidade, sob patrocínio da AbbVie Brasil. A videoaula conta com a apresentação da dra. Renata Machado, membro do Departamento Científico de Endocrinologia, que discorre sobre os principais aspectos epidemiológicos do problema. 

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR À AULA (Associado, clique aqui e adquira o ticket de acesso)

No decorrer da palestra, são enfatizadas questões como a prevalência da puberdade avançada em ambos os sexos e a mudança na idade média da menarca ao longo das décadas. “Diversos estudos internacionais demonstram que, do início do século XIX até os dias atuais, vem ocorrendo uma transformação significativa no período da primeira menstruação. As meninas estão efetivamente menstruando cada vez mais cedo. Além disso, os meninos também têm apresentado um início mais precoce da puberdade”, explica a pediatra.

De acordo com a especialista, tanto o aumento no número de casos de puberdade precoce quanto a alteração no período médio de entrada nessa fase de transição entre a infância e a vida adulta são resultado de fatores genéticos e, em especial, de influências ambientais, como a obesidade infantil e os desreguladores endócrinos. “Existem substâncias que são capazes de mimetizar a ação dos hormônios no organismo. Caso haja exposição frequente, pode ocorrer uma alteração na progressão puberal”, alerta.

PRIMEIRAS AULAS – O conteúdo apresentado pela dra. Renata Machado faz parte da série de oito aulas do curso sobre “Puberdade Precoce” disponibilizado gratuitamente pela atual diretoria-executiva da SBP como forma de valorizar seus associados.

A aula inaugural, conduzida pelo dr. Paulo Ferrez Collet Solberg, abordou o tema “Desenvolvimento Puberal Normal”. PARA ASSISTIR A 1ª AULA, CLIQUE AQUI. A seguinte foi ministrada pela dra. Leila Cristina, que abordou o tema “Desreguladores endócrinos e outros fatores que interferem na puberdade”. PARA ASSISTIR A 2ª AULA, CLIQUE AQUI. Os não sócios puderam conferir a primeira aula de forma gratuita. Para assistir o restante das aulas, basta adquirir o curso com preço promocional ou se tornar um associado para acessar todo o curso gratuitamente e obter todas as outras vantagens oferecidas pela SBP.

PRÓXIMAS AULAS – As próximas palestras que farão parte da remessa gratuita terão as datas de publicação definidas e divulgadas em breve no site da SBP. Confira o cronograma de temas que serão conduzidos pelos integrantes do DC de Endocrinologia da instituição:

  • Variações da puberdade precoce: adrenarca preoce e telarca precoce, conduzida pela dra. Lena Stilianidi Garcia;
  • Definição e etiologia da puberdade precoce, desenvolvida pelo dr. Crésio de Aragão Dantas Alves;
  • Diagnóstico diferencial da puberdade precoce, com a dra. Kassie Regina Neves Cargnin;
  • Como avaliar a puberdade precoce: exame clínico e exames complementares, ministrada dr. Ricardo Fernando Arrais;
  • Quando e como tratar a puberdade precoce, apresentada pelo dr. Raphael Del Roio Liberatore Júnior.

Os próximos cursos do Programa de Educação à Distância da SBP serão disponibilizados a preços promocionais com desconto aos não-associados. A atual gestão da SBP tem como meta oferecer o melhor conteúdo voltado à atualização científica àqueles que contribuem para o crescimento e fortalecimento de uma rede de pediatria cada vez mais forte.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110