Associe-se

Exames de áreas de atuação reunirá 323 candidatos no 38º CBP, em Fortaleza


A constante busca pela qualificação profissional levará 323 médicos a prestarem os exames para obtenção dos Certificados de Áreas de Atuação em Neurologia, Neonatologia, Reumatologia, Pneumologia, Medicina do Adolescente, Nutrologia, Infectologia e Gastroenterologia Pediátrica. As provas serão aplicadas durante o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria (38º CBP), que será realizado entre os dias 10 e 14 de outubro, em Fortaleza (CE).

O maior número de candidatos é para a prova prática de Neonatologia (TEN), com 259 inscritos. Segundo o Setor de Títulos da SBP, houve um aumento de 175% no número de candidatos para o TEN em relação ao ano passado, que contou com 120 inscritos na primeira etapa, e 80 na segunda. Os outros 64 candidatos farão os exames de Pneumologia (20), Gastroenterologia (15), Nutrologia (10), Medicina do Adolescente (7), Infectologia (6), Reumatologia (2) e para a segunda fase de Neurologia (4).

“Além da oportunidade de se especializar na área de atuação de interesse, os candidatos participarão do maior Congresso da especialidade médica do País. Serão mais de 200 palestrantes brasileiros e estrangeiros. Estamos empenhados em fazer um evento vibrante, com acesso a atualizações recentes, discussões interativas e congraçamentos entre os pediatras”, enfatizou a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Silva.

Já o 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Liberal, acredita que os pediatras estão cada vez mais conscientes da necessidade de se especializar. “Os títulos de áreas de atuação trazem benefícios não só para a formação profissional, mas também para a qualificação do trabalho do pediatra e, consequentemente, na melhoria do atendimento de seus pacientes”.

Segundo a diretora-financeira da SBP, dra. Maria Tereza da Costa, é bom lembrar que, simultaneamente ao 38º CBP, ainda ocorrerão os Congressos de Ensino e Pesquisa, de Reumatologia Pediátrica, além do Simpósio de Aleitamento Materno e os Encontros de Residentes e das Ligas de Pediatria. “Teremos ainda o Fórum de Defesa Profissional, em que os participantes terão a oportunidade de discutir a valorização profissional e os rumos da pediatria brasileira. Será um evento completo”.

CLIQUE AQUI E FAÇA SUA INSCRIÇÃO PARA O 38º CBP

ORIENTAÇÕES GERAIS – Todas os exames, exceto o de Neurologia, serão realizados no 1º mezanino do Centro de Convenções do Ceará (Av. Paisagística, Pavilhão Leste). Já a prova de Neurologia será aplicada dentro do complexo universitário de Fortaleza, em frente ao Hospital do Câncer (Rua Papi Júnior, nº 1.225, em Rodolfo Teófilo).

De acordo com o edital, para a realização das provas, os candidatos deverão portar documento de identidade oficial com foto e chegar ao local da prova com, no mínimo, uma hora de antecedência. Também é importante lembrar que só será permitida a utilização de caneta esferográfica transparente, nas cores azul ou preta.

Para a impressão do cartão de confirmação de inscrição, os candidatos deverão acessar o link http://www.sbp.com.br/sbp-servicos/tep-area-de-atuacao/confirmacao-de-inscricao/

CONFIRA ABAIXO AS DATAS E OS HORÁRIOS DAS PROVAS.

NEONATOLOGIA – A prova prática será realizada no dia 10 de outubro, a partir das 13h.  O gabarito final, os resultados dos recursos e a lista de aprovado serão divulgados no dia 20 de dezembro, a partir das 14h, no portal da instituição. O exame é realizado pela SBP em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB).

MEDICINA DO ADOLESCENTE – As provas teórica e teórico-prática serão realizadas no dia 10 de outubro, das 9h às 13h. O gabarito final, os resultados dos recursos e a lista de aprovado serão divulgados no dia 20 de dezembro, a partir das 14h, no portal da instituição. O exame é realizado pela SBP, também em parceria com a AMB.

PNEUMOLOGIA – As provas teórica e teórico-prática serão realizadas no dia 10 de outubro, das 8h às 12h, e das 14h às 18h, respectivamente. O gabarito final, os resultados dos recursos e a lista de aprovado serão divulgados no dia 20 de dezembro, a partir das 14h, no portal da instituição. O exame é realizado pela SBP, em comissão paritária com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT) e a AMB.

NUTROLOGIA – As provas teórica, teórico-prática e a avaliação curricular serão realizadas no dia 11 de outubro, das 14h às 18h. O gabarito definitivo será divulgado no dia 30 de novembro, às 14h, no portal da SBP. O exame é realizado pela SBP, em comissão paritária com a Associação Brasileira de Nutrologia (Abran) e a AMB.

REUMATOLOGIA – Os candidatos serão avaliados por meio de provas teórica, teórico-prática e análise curricular. Os exames serão realizados no dia 11 de outubro, das 9h às 12h. O gabarito final, os resultados dos recursos e a lista de aprovado serão divulgados no dia 31 de outubro, a partir das 14h, no portal da instituição. O exame é realizado pela SBP, em comissão paritária com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) e a AMB. 

INFECTOLOGIA – As provas teórica e teórico-prática serão realizadas no dia 10 de outubro, das 14h às 18h. O gabarito final, os resultados dos recursos e a lista de aprovado serão divulgados no dia 20 de dezembro, a partir das 14h, no portal da instituição. O exame é realizado pela SBP, em comissão paritária com a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e a AMB.

GASTROENTEROLOGIA – As provas teórica e teórico-prática serão realizadas no dia 11 de outubro, das 14h às 18h. O gabarito final, os resultados dos recursos e a lista de aprovado serão divulgados no dia 20 de dezembro, a partir das 14h, no portal da instituição. O exame é realizado pela SBP, em comissão paritária com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG) e a AMB.

NEUROLOGIA – A prova prática ocorrerá no dia 10 de outubro, a partir das 8h, dentro do complexo universitário em frente ao Hospital do Câncer, na Rua Papi Júnior, 1.225, bairro Rodolfo Teófilo. O cartão de confirmação de inscrição foi enviado pelo Setor de Títulos para o email dos candidatos. O exame é realizado pela SBP, em comissão paritária com a Academia Brasileira de Neurologia (Abneuro) e a AMB.

Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110