Associe-se

Fórum do CFM promove debate sobre o problema da violência contra crianças e adolescentes

O III Fórum de Pediatria do Conselho Federal de Medicina (CFM), marcado para o dia 17 de novembro, em Brasília, debaterá o papel do pediatra na prevenção das agressões por crianças e adolescentes. “Pediatras de todos os estados brasileiros terão a oportunidade de debater a magnitude desse problema, que está amedrontando a infância brasileira e colocando em risco o futuro do país. A partir do Fórum, pretendemos criar ou ampliar os grupos de trabalho para discussão e apresentação de alternativas para o problema”, adianta o 2º secretário do CFM, dr Sidnei Ferreira, que também é secretário-geral da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

As inscrições estão abertas e podem ser feitas, gratuitamente, pelo site do Conselho Federal de Medicina. Em 2016, a segunda edição do Fórum se dedicou à análise dos desafios decorrentes da ampliação do tempo de a Residência Médica em pediatria, a valorização do profissional e desafios encontrados na prática clínica, como o aumento da sífilis congênita e o atendimento de adolescentes.

PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO NO III FÓRUM DE PEDIATRIA DO CFM, ACESSE AQUI

Em 2017, além de avaliar os dados epidemiológicos sobre violência na infância, o III Fórum ainda abordará a importância da mídia, da família e da escola no combate ao problema. “Vamos avaliar como as drogas, tanto ilícitas, como lícitas, tornam nossas crianças e adolescentes vulneráveis”, complementa dr Sidnei Ferreira. Várias outras lideranças da SBP também estão confirmadas na programação.

Após a abertura, será realizada a mesa redonda “A prevenção da violência contra crianças e adolescente”, que debaterá os papeis da mídia, do lar e da escola. Os palestrantes serão dra Evelyn Eisenstein (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), dra Ana Lúcia Ferreira (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e dra Rosana Alves (Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória).

Em seguida, será realizada uma mesa redonda que discutirá os aspectos clínicos e psíquicos, éticos e legais dos “Fundamentos éticos e legais do atendimento a vítimas de violência”. As palestras ficarão a cargo do psiquiatra infantil dr Maurício Santos de Sousa; do corregedor do CFM e membro do Conselho da Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria, dra José Fernando Maia Vinagre; e do coordenador Jurídico do CFM, José Alejandro Bullón Silva.

No horário da tarde, será realizada a mesa redonda “Alcoolismo e uso de drogas na infância e adolescência”. As questões epidemiológicas do tabaco, álcool, maconha e crack serão tratadas pelo dr João Paulo Becker Lotufo, do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo, e pelo dr Alberto José de Araújo, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Para debater os aspectos legais e a profilaxia está confirmada a presença do vice-presidente do CRM-DF, dr Thiago Blanco Vieira.

CONFIRA MAIS DETALHES SOBRE A PROGRAMAÇÃO DO III FORUM DE PEDIATRIA DO CFM


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110