Associe-se

Gestão ousada, transparente e responsável, assim classifica o 2º vice-presidente da SBP o trabalho que vem sendo realizado


Desenvolver ações para ampliar a qualificação dos pediatras, oferecer regularmente conteúdo científico atualizado, além de promover cursos e eventos com valores mais acessíveis e em diversas regiões do País são algumas das metas estabelecidas pela atual gestão da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) em favor dos seus associados. A afirmativa é do 2º vice-presidente da instituição, dr. Edson Ferreira Liberal.

Em entrevista ao SBP Notícias, ele explicou algumas das estratégias que vem sendo adotadas pela entidade para a implementação dessas ações. “Para 2018, pretendemos manter a mesma linha em relação a valores de congressos e da anuidade. Também ampliaremos a produção de material de educação à distância e daremos continuidade à produção de novos documentos científicos elaborados pelos nossos Departamentos Científicos (DCs)”, adianta.

Durante a conversa, ele destaca ainda a importância de investir na valorização da pediatria e no fortalecimento da Sociedade. “Lançamos a campanha #Eupediatra: cuidando do futuro do Brasil para enfatizar a extrema importância de crianças e adolescentes serem atendidos pelo profissional mais capacitado, que é o pediatra. Temos trabalhado incessantemente pelo reconhecimento da nossa especialidade”, comenta.  Leia a seguir a entrevista na íntegra.

SBP Notícias – O que é a atual gestão da SBP tem realizado em prol dos associados?

Dr. Edson Liberal – Uma das questões mais importantes para a atual gestão da SBP se realizado aos preços dos congressos e da anuidade paga pelos associados à instituição. Mantivemos o mesmo valor de anuidade em 2016 e 2017, entendendo as complicações decorrentes do momento de crise econômica que afeta o País.  Inclusive, reduzimos os valores cobrados de todos os congressos que realizamos em relação a suas edições anteriores. Com isso, temos criado condições para o aumento do número de associados em nossos quadros, bem como para que os que são inscritos mantenham suas obrigações em dia. Essa estratégia já gerou um resultado importante: o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, realizado em outubro de 2017, em Fortaleza (CE), alcançou número recorde de participantes.

SBP Notícias – Além desse aspecto, quais outras iniciativas têm sido implementadas?

Dr. Edson Liberal – A produção de material científico pelos nossos Departamentos Científicos (DCs) também ganhou espaço prioritário em nossa estratégia de gestão. Na realidade, nunca na história da SBP houve uma produção tão grande e significativa de novos materiais, um esforço que tem contato com o apoio amplo e irrestrito dos Departamentos Científicos da Sociedade. Os materiais são específicos para cada área de atuação e somente os associados em dia têm acesso, o que valoriza o compromisso mantido por esse grupo com a entidade. Por outro lado, alguns documentos de interesse para a sociedade civil têm acesso liberado. Também é importante ressaltar a área de marketing, que foi incrementada pela atual gestão. Houve o lançamento da campanha #Eupediatra: cuidando do futuro do Brasil, o que ajudou a enfatizar a importância de as crianças e os adolescentes serem atendidos por esses especialistas.

SBP NOTÍCIAS – Qual o planejamento para os próximos meses nessas áreas? Haverá alguma novidade para o associado?

Dr. Edson Liberal – Para 2018 pretendemos manter essa mesma linha de gestão em relação aos valores dos congressos e da anuidade. Além disso, aumentaremos a produção de material de educação à distância, também com preços acessíveis para os associados, além de continuar com o desenvolvimento de novos documentos científicos produzidos pelos nossos Departamentos.

SBP NOTÍCIAS – Qual a importância do pediatra se associar à SBP e quais as vantagens de fazer parte da instituição?

Dr. Edson Liberal – Ao se associar à SBP, o pediatra colabora com o fortalecimento da nossa especialidade, ou seja, quanto maior o número de associados, maior a força associativa. Em consequência, os associados passam a contar com acesso a uma série de serviços e produtos com valores diferenciados dentro da própria SBP, como inscrições em congressos da especialidade e valores mais acessíveis para a realização dos exames de áreas de atuação e do Título de Especialista em Pediatria. Além disso, os que integram o quadro de associados também podem acessar uma gama relevante de material científico exclusivo e de cursos que ampliam a qualidade da educação pediátrica. Finalmente, outro ponto beneficiado com o aumento do número de associados é a ampliação do apoio às ações realizadas no campo da Defesa Profissional, campo ao qual temos dedicado atenção máxima com o objetivo de buscar a valorização e o reconhecimento da nossa especialidade.

SBP NOTÍCIAS – Qual a relevância do pediatra participar ativamente das atividades propostas pela SBP em defesa das crianças e dos adolescentes?

Dr. Edson Liberal – Esse é um compromisso social que nós, pediatras, temos frente à sociedade, principalmente na questão do vínculo familiar. Essa propriedade da relação com o pediatra faz com que tenhamos ainda mais comprometimento com a defesa da saúde das crianças e adolescentes. Isso reforça nossa responsabilidade com a melhoria dos indicadores de saúde relacionados à Infância e à Adolescência. Sem dúvida, essa também configura uma de nossas metas, ainda mais em um momento tão crítico do nosso País, durante o qual têm sido reduzidos recursos destinados às áreas de Saúde e Educação. Devemos estar à frente dessa batalha pelos mais vulneráveis que têm crianças e adolescentes, num extremo, e ,no outro, os idosos. Uma sociedade que não trata bem seus jovens e idosos está fadada ao fracasso. Ppr outro lado, o sucesso também depende de uma real prioridade aos investimentos em educação e saúde.

SBP NOTÍCIAS – Como o senhor classifica a atual gestão?

Dr. Edson Liberal – Temos um grupo coeso, que preza pela transparência e pela seriedade na condução da SBP. Além temos conduzido nosso trabalho com ousadia, como nas áreas que já mencionei. Um exemplo recente aconteceu no Congresso Brasileiro de Pediatria, quando pela primeira vez realizamos um encontro específico sobre Defesa Profissional com programação única e horário restrito, isto é, sem nenhum outro evento acontecendo simultaneamente.


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110