Associe-se

Homenagem a presidentes de filiadas e balanço da atual gestão marcam reunião do Conselho Superior da SBP

“Com sentimento de gratidão, agradeço a todos aqueles que incansavelmente têm trabalhado conosco pela melhoria do atendimento das crianças e adolescentes brasileiros. A rede de integração estabelecida junto às filiadas representa aquilo de mais importante que alcançamos nessa gestão”. Os votos de agradecimento foram feitos pela presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dra. Luciana Rodrigues Silva, durante a última reunião do Conselho Superior, realizada durante o último fim de semana.

Na reunião, ocorrida em Belém (PA), os coordenadores regionais e cada um dos 27 presidentes das Sociedades Estaduais foram homenageados com placas de reconhecimento, em função da competência, esforço e parceria na condução do trabalho desenvolvido em prol de uma pediatria mais forte.

“Receber esse tributo tem um simbolismo muito especial. Representa justamente a concretização de um pleito pelo qual, há muito tempo, temos lutado: constituir a SBP como uma entidade realmente brasileira, com representação expressiva dos pediatras de todos os cantos do Brasil. Esse novo olhar sobre as filiadas, de Norte a Sul, é uma conquista histórica e inegável da atual gestão”, expressou a dra. Anamaria Cavalcante, coordenadora da região do Nordeste.

Para o dr. Fernando Barreiro, diretor de integração regional também homenageado, nos últimos anos a SBP construiu uma verdadeira rede em defesa da pediatria, evoluindo nas ações de valorização profissional e no atendimento das mais diferentes demandas e propostas com foco central nos especialistas brasileiros.

“O ingresso de cerca de três mil novos sócios na SBP é motivo de muito orgulho e resultado das várias mudanças implementadas. Sem dúvidas, uma das contribuições mais significativas é a ênfase da entidade em escutar e atender as necessidades tendo em perspectiva os diversos contextos da assistência pediátrica no Brasil”, afirmou ele.

BALANÇO – Além das homenagens, durante a reunião, dra. Luciana apresentou ainda um balanço do intenso trabalho realizado no período e dos principais avanços, dentre eles, a ampliação das ações de educação continuada, o impacto social das campanhas elaboradas pela SBP, a descentralização da promoção de cursos e eventos e o expressivo volume de produção cientifica em benefício dos associados. Em sua exposição, também foram abordados alguns dos desafios enfrentados pelos especialistas.

“Entre as várias desigualdades encontradas no nosso País, chama a atenção a má distribuição dos pediatras por região. Precisamos mostrar aos gestores públicos que as mais de 65 milhões de crianças e adolescentes necessitam obrigatoriamente de pediatras. Nós somos os únicos profissionais habilitados a assistir adequadamente essa população”, enfatizou.

Foram lembradas ainda as denúncias levantadas pela SBP contra o declínio do número de leitos pediátricos e o déficit de unidades de terapia intensiva neonatais na última década, a precariedade da infraestrutura no Sistema Único de Saúde (SUS), o longo tempo de espera na fila por cirurgias eletivas, o crescimento da mortalidade infantil e a baixa cobertura vacinal.

ORÇAMENTO – Durante a reunião, a diretora-financeira da SBP, dra. Maria Tereza Costa, também apresentou ao Conselho Superior o plano orçamentário da entidade para 2019, tomando como base os resultados obtidos no ano vigente. Após o detalhamento das receitas e investimentos, os presentes puderam sanar dúvidas sobre cada um dos itens e a proposta foi aprovada por unanimidade.

Na ocasião, o novo regulamento da Academia Brasileira de Pediatria (ABP) também foi submetido à admissão aos membros do Conselho Superior e aprovada por unanimidade. A exposição minuciosa do novo conjunto normativo, dividido em oito capítulos e 41 artigos, contou com a condução do presidente da ABP, dr. Mário Santoro Júnior.

Além disso, ocorreu também a aprovação do orçamento proposto pela Comissão Eleitoral para a próxima eleição da entidade; e da Ata da última reunião do Conselho Superior, realizada em maio, em São Paulo (SP).

MUSEU VIRTUAL – Na oportunidade, o 2º vice-presidente da SBP, dr. Edson Liberal, também realizou a demonstração de um protótipo do Museu Virtual da Pediatria, versão digital e em três dimensões do Memorial da Pediatria – situado no bairro do Cosme Velho, no Rio de Janeiro (RJ).

O projeto tem como objetivo reproduzir no ambiente virtual a experiência de visitação ao museu, com a possibilidade de contemplar as obras históricas do acervo e acessar textos e podcasts que resgatam o passado da especialidade.


Eventos
Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110