Associe-se

Mostra Pediatras Incríveis revela talentos dos profissionais que cuidam das crianças e adolescentes

Um encontro de pediatras artistas tem marcado o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria (38º CBP), evento realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) com o apoio da Sociedade Cearense de Pediatria (Socepe), que vai até o próximo sábado (14), em Fortaleza (CE). A iniciativa inédita chamada “Pediatras Incríveis” teve como objetivo mostrar aos congressistas o lado mais artístico do profissional que atende crianças e adolescentes brasileiros. As apresentações acontecem diariamente na Praça do Pediatra, próximo ao estande da SBP, em um ambiente decorado e agradável.

“Os pediatras incríveis de todo o Brasil poderão multiplicar seu exemplo para as novas gerações de pediatras cidadãos, contando a história de projetos sociais realizados em diferentes cantos do nosso País”, comenta a presidente do 38º CBP, dra. Anamaria Cavalcante e Silva, que recebeu homenagem no primeiro dia de apresentação cultural.

Ela destaca ainda que na mostra “A arte e a cultura da Pediatria”, outros profissionais igualmente talentosos, seja na música, na literatura ou na pintura, premiarão os sentidos dos participantes tornando o Centro de Eventos um local mais acolhedor, alegre e colorido. “Tudo em uma só direção, ajudará a colocar o pediatra em primeiro lugar, sempre com sabedoria, responsabilidade e criatividade, para que, neste momento tão difícil para a família brasileira, continue a cuidar das maiores riquezas de nossa sociedade: as crianças e adolescentes”, observa.

A presidente da Socepe, dra. Maria Francielze Lavor, conta que a ideia de ter essa mostra cultural em um Congresso de Pediatria surgiu durante as reuniões para a realização do 38º CBP. “Os próprios pediatras incríveis que cantam, escrevem livros, poesias, cantam ou participam de projetos sociais sugeriram que esses talentosos e sensíveis profissionais fossem contemplados a mostrar o lado humanizado, que vai além do tratar e prevenir doenças. O pediatra, por si só, já é um médico especial. Essa primeira mostra é uma semente que está sendo plantada e que pode ser levada aos outros congressos. É o Ceará fazendo história nesse lado especial na vida do pediatra”, conta.

A presidente da Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), dra. Vilma Hutim, elogiou a 1ª Mostra Pediatras Incríveis. Para ela, esta é uma iniciativa rica e de valorização do pediatra no sentido de promover saúde. “O pediatra está voltado às questões acadêmicas, da assistência, da parte técnica, e esse processo, devido às altas demandas de trabalho, pode nos tornar muito técnicos. Os médicos são dotados de vários talentos que muitas vezes são suprimidos e fazem a diferença dentro a nossa vida afetiva, da nossa saúde mental. Essa inclusão é inédita no sentido de cuidado com o pediatra e de motivá-lo na promoção da saúde mental, permitindo-o sair da rotina pesada do diagnóstico e tratamento da doença tão presentes em nosso dia a dia”, conclui.


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110