Muito trabalho e união no Pará

A educação continuada e a defesa profissional estão no centro dos planos da nova diretoria da Sociedade Paraense de Pediatria (Sopape), que tomou posse em novembro, em Belém. “Vamos continuar trabalhando para a capacitação profissional, particularmente com a estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI)”, informa a dra. Rejane Cavalcante, a nova presidente. A filiada tem realizando, em parceria com as universidades, o Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde do Estado, muitos cursos na capital e no interior.

Também “continuaremos firmes” na luta por melhores condições de trabalho e remuneração adequada, salienta a dra. Rejane. “Já marcamos para março uma oficina”, disse, informando que a pauta é “uma reflexão” sobre a situação hoje na medicina privada e “o que quer o pediatra”. Segundo a presidente, clínicas de atendimento às crianças e adolescentes e também consultórios particulares têm fechado no estado e a assistência está em momento “grave”. Dentre as estratégias, está a aproximação com as Liga universitária de Belém, já iniciada. Campanhas para a saúde preventiva junto à população também estão nos planos. “O objetivo é nos aproximarmos dos pais, dos professores, de todos os setores relacionados à infância e à adolescência, para uma ação conjunta”, afirma.

Para o dr. Eduardo Vaz, o trabalho que vem sendo realizado pela filiada é “excelente” e a dra. Amira Figueiras, a presidente que se despediu, está “de parabéns”, assim como a dra. Rejane, a quem ele deseja muito “sucesso”. Também elogiando a gestão que terminou, a nova presidente ressalta que o grupo que está assumindo agora é experiente e já vem trabalhando para os avanços e o respeito obtidos pela filiada. São quatro ex-presidentes reunidos na nova diretoria: as dras. Rosa Marques (vice-presidente), Maria de Fátima Amador (1ª diretora financeira), Consuelo Oliveira (Cursos e eventos) e Maria Ivone Freitas (2ª secretária) . Além disso, integram também o grupo os drs. Vilma Hutim (1ª secretária), Anilce Costa (2ª diretora financeira), Ana Maria Ventura (Publicações Científicas) e Aurimery Chermont (Publicidade). Na Comissão de Sindicância estão os drs. Maria Florinda Carvalho, Marcia Portella, Ozaneide Gomes, Marcia Rojas, Alaylde Wanderley e Cândida Sales. “Somos todos muito unidos e estamos animados”, avisa a dra. Rejane.