Associe-se

No Acre, pediatras serão capacitados sobre Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes


Nos dias 24 e 25 de abril, a Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) em parceria com o Ministério da Saúde (MS), promoverá, em Rio Branco (AC), a 2ª oficina sobre a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL). O encontro, que ocorrerá no auditório do Conselho Regional de Medicina (CRM), tem como objetivo atualizar os pediatras locais sobre o uso adequado de produtos que podem interferir na prática do aleitamento materno, tendo como base o conjunto de regras estabelecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a presidente da Sociedade Acreana de Pediatria (SAP), dra. Teresa Cristina Maia dos Santos, a ação será destinada prioritariamente a residentes e especialistas que atuam diretamente no atendimento dos recém-nascidos. “Por acompanhar o bebê logo após o nascimento, esses profissionais estão entre os primeiros a orientar os pais a respeito da importância da amamentação. Hoje, sabe-se da importância da prática e o impacto significativo que produz na saúde do indivíduo a curto e longo prazos. É fundamental para o desenvolvimento, além de funcionar como método de prevenção para uma série de doenças”, enfatizou.

ALEITAMENTO MATERNO - A programação da oficina incluirá aulas práticas e teóricas ministradas por integrantes da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, funcionários da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e representantes da SBP. As regras da NBCAL têm a função de regular a promoção comercial e rotulagem de alimentos e outros bens de consumo destinados a recém-nascidos e crianças com até 3 anos de idade, como leites, papinhas, chupetas e mamadeiras. O objetivo da Norma é melhorar os atuais índices de aleitamento materno, para reduzir a desnutrição e mortalidade infantil no Brasil.

Todo o conteúdo apresentado está em consonância com as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que preconiza a proteção e incentivo ao aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de idade, recomendado até os dois anos ou mais, após a introdução de novos alimentos na dieta.

Além da oficina sobre a NBCAL, a SAP desenvolve periodicamente outras atividades de estímulo à amamentação. Em parceria com o banco de leite da Maternidade Bárbara Heliodora, os pediatras da filiada promovem, todo mês de agosto, cursos de qualificação para os funcionários da unidade. “A iniciativa é um pré-requisito para a manutenção do título de Hospital Amigo da Criança, reconhecimento concedido à Maternidade, desde 2001, pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)”, explica a dra. Teresa Cristina.


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110