Associe-se

Nos 25 anos da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), SBP participará de homenagem ao IMIP, em Pernambuco


As comemorações pelos 25 anos da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), no Brasil, contarão com o apoio integral da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). No dia 15 de agosto, a presidente da entidade, dra Luciana Rodrigues Silva, estará em Recife (PE), onde será feita uma homenagem ao Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP), o primeiro hospital do Brasil a receber o título de “Hospital Amigo da Criança”, concedido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), Unicef e Ministério da Saúde.

A história da IHAC e da assistência à mulher e ao recém-nascido no IMIP está diretamente vinculada ao seu fundador, o professor Fernando Figueira, e ao Banco de Leite Humano e Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno do IMIP (BLH/CIAMA/IMIP), coordenado atualmente pela dra. Vilneide Braga Serva, que também participará da homenagem.  Em março de 2009, o IMIP criou uma tecnologia de baixo custo para cumprir o 4º passo da IHAC, que inclui a necessidade de permanência do recém-nascido em contato com sua mãe por pelo menos uma hora após o nascimento.

“A partir daí, tivemos a ideia de criar um “top de malha 100% algodão”, onde imediatamente após os primeiros cuidados, ainda na sala de parto, o recém-nascido é posicionado”, conta a coordenadora do BLH/CIAMA/IMIP. Segundo ela, “este setor tem sido partícipe de histórias exitosas na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, não só no Instituto, como em diversos municípios e estados brasileiros, contribuindo para o aumento da prevalência do aleitamento materno no Brasil e, por conseguinte, para a diminuição do desmame precoce e suas consequências sobre a morbidade e mortalidade infantil”.

FUTURO DO BRASIL - Para dra Luciana Rodrigues Silva, “o trabalho realizado pelo IMIP ao longo dos anos em prol da saúde das crianças brasileiras vai ao encontro de toda a luta que a atual gestão da SBP tem feito em relação a um melhor atendimento daqueles que são o futuro do Brasil”, destaca a dra. Luciana. No dia da solenidade, também estão confirmadas as presenças de outras referências na saúde infantil, como a presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da SBP, dra. Elsa Giugliani; e o presidente e a superintendente do IMIP, dr. Gilliatt Hanois Falbo Neto e dra. Tereza Campos, respectivamente.

Entre os convidados, também se destacam: dr. Eduardo Jorge da Fonseca Lima, presidente da Sociedade de Pediatria de Pernambuco (Sopepe); a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem Obstétrica (Abenfo), Kleyde Ventura de Souza; além de representantes do Unicef, da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde Ministério da Saúde (CGSCAM/DAPES/SAS/MS), da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco e da Secretaria Municipal de Saúde de Recife (PCR).

SIMPÓSIO – Concomitantemente ao evento acontecerá o XII Simpósio Pernambucano de Aleitamento Materno: os 25 anos da IHAC no Brasil, realizado pela Sopepe. A participação na atividade é gratuita, sendo que o público-alvo é composto por médicos e profissionais de saúde de Pernambuco e estados vizinhos. As palestras serão ministradas por renomados especialistas da área, que discutirão temas como bases científicas para o cumprimento da IHAC, prevenção do desmame precoce, Aleitamento materno continuado versus desmame e o papel da IHAC, entre outros.

As conferências acontecerão no auditório Espaço Ciência e Cultura e serão exibidas, em tempo real, para o Auditório do Hospital Dom Malan em Petrolina (PE). Os organizadores avaliam a possibilidade de transmiti-las, via Rede Rute, para todo o País. As inscrições podem ser feitas pelo email secretaria@sopepe.com.br ou na própria secretaria da Sopepe, na Rua Francisco Alves, 590, Ilha do Leite, no Recife (PE). As vagas são limitadas em 700 participantes. Para outras informações, ligar para (81) 3231-4413.

CLIQUE AQUI PARA VER A PROGRAMAÇÃO COMPLETA.

IMIP – Centro de referência em diversas especialidades, o IMIP foi um dos primeiros a obter o certificado de Hospital de Ensino nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária. Voltado para o atendimento da população carente pernambucana, o Complexo Hospitalar do Instituto é reconhecido como uma das estruturas mais importantes do País, realizando mais de 600 mil atendimentos anuais.

Entre 1992 e 2016, o Instituto realizou mais de 200 cursos relacionados à amamentação, formando mais de cinco mil profissionais das Regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste. “Esses profissionais foram capacitados para atuar em diversos segmentos como Manejo e Promoção do Aleitamento Materno; Formação de Avaliadores do IHAC, Aconselhamento em Aleitamento Materno; Gestores da IHAC do Ministério da Saúde; Cursos da Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos Infantis, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL)”, explica a dra. Vilneide.

No que se refere ao ensino, a partir do ano da criação em 1987, após treinamento pela equipe do BLH do Instituto Fernandes Figueira da FIOCRUZ (RJ), o BLH/CIAMA/IMIP realizou 95 Cursos para Implantação/Implementação de BLHs – após ter sido considerado pelo Ministério da Saúde Centro de Referência para BLHs no Norte e Nordeste – nos Estados de Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Piauí, Ceará, Bahia, Rio Grande Norte, Maranhão, Sergipe, São Paulo, Pará, Rondônia e Amazonas, com 844 profissionais treinados.

ATENDIMENTOS – Na assistência às mulheres e seus filhos, dra. Vilneide relata que o BLH/CIAMA/IMIP oferece em torno de 56.660 consultas às gestantes, lactantes, recém-nascidos e lactentes por ano nos vários setores onde haja demanda de assistência à amamentação e problemas precoces e tardios da mama puerperal. Ela conta que há 30 anos o IMIP disponibiliza duas linhas telefônicas para a teleassistência em relação ao uso de drogas e o aleitamento materno e a outras questões relacionadas ao aleitamento materno.

De acordo com a dra. Vilneide, são realizadas, em média, 510 palestras direcionadas às gestantes no pré-natal do IMIP, puérperas do alojamento conjunto, puérperas cujos recém-nascido estão afastados na UTI neonatal do IMIP, enfermaria Projeto Método Canguru e nas próprias instalações do Banco de Leite Humano, com cerca de 3.487 participantes por ano.

Os dados mostram que o volume anual de leite coletado gira em torno de 3.434 litros, advindos de 1.517 doadoras anuais voluntárias. Fazendo parte do processamento e controle de qualidade, realiza-se em torno de 42.297 análises microbiológica e físico-químicos anualmente. “O leite humano ordenhado pasteurizado é então distribuído anualmente para cerca de 2.671 recém-nascido e/ou lactentes receptores, salvando vidas”, enfatiza.

<p><p><p><p>15.0pt">


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110