Associe-se

Orientações da SBP sobre promoção de atividades físicas inspiram representações no Fospecs

O coordenador do Grupo de Trabalho sobre Atividades Físicas da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), dr. Ricardo do Rego Barros, representou a entidade no último encontro do Fórum das Sociedades de Pediatria do Cone Sul (FOSPECS). O objetivo da reunião, ocorrida em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), no início do mês, foi debater ações específicas para a promoção da saúde infantojuvenil na América do Sul.

Na ocasião, a SBP apresentou um ofício, baseado em documentos científicos desenvolvidos pela entidade, com uma série de recomendações que poderão ser adotadas pelos países do grupo para a promoção de atividades físicas entre crianças e adolescentes. No texto, a prática de esportes é indicada como fator decisivo para a manutenção do equilíbrio energético do corpo e prevenção da obesidade infantil.

CLIQUE AQUI PARA CONFERIR O DOCUMENTO

Dentre as orientações aos pediatras, foram destacadas: entrevista com o paciente sobre hábitos saudáveis e tempo empreendido em frente às telas; sugestão da prática diária de atividades físicas, com duração de 60 minutos, ao menos três vezes por semana; promoção das atividades em grupo; alerta sobre o excesso de atividades; entre outras.

De acordo com o dr. Ricardo Barros, uma abordagem ativa do pediatra junto aos seus pacientes pode ser fundamental para o controle do peso das crianças, por meio da conscientização sobre temas como alimentação e prática de exercícios.

“Tomando como base os documentos científicos Saúde da Criança e do Adolescente na Era Digital e Promoção da Atividade Física entre Crianças e Adolescentes, elaboramos um documento com recomendações direcionadas aos pediatras da região do Cone Sul, a fim de que promovam hábitos de vida mais saudáveis entre seus pacientes, com ênfase na importância dos exercícios físicos”, esclareceu o médico. O conteúdo foi recebido com entusiasmo e, após a aprovação, será implementado por todas as Sociedades do Fospecs.

Considerado um dos mais importantes espaços internacionais para discussão sobre temas relevantes ligados à saúde na infância, o Fórum deste ano ocorreu entre os dias 4 e 5 de maio. Além do Brasil, participaram da edição de 2017 do Fospecs as Sociedades de Pediatria da Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

OUTROS TEMAS – Outro assunto discutido pelo grupo do Fórum foi o desenvolvimento científico do uso de canabinoides, composto químico encontrado no gênero da planta cannabis, para o tratamento de dores crônicas, epilepsias de difícil controle e outras doenças. A pauta foi conduzida pela Sociedade Uruguaia de Pediatria (SUP), em razão das recentes mudanças ocorridas naquele país, que legalizou, dentre outras, o uso farmacêutico da substância.

Além disso, também estiveram em pauta debates sobre temas como “Conflito de interesses”, com a apresentação de documentos elaborados por algumas das Sociedade de Pediatria que integram o Fospecs; e “Infecções emergentes e reemergentes” proposto pela Sociedade Boliviana de Pediatria, com foco no sarampo e tuberculose.

“A circulação do vírus do sarampo na América Latina, por exemplo, tem novamente se tornado um problema. No Brasil, mais especificamente em Roraima, novos casos vêm sendo reportados, algo que exige atenção e providências imediatas das autoridades públicas. Recentemente, a SBP emitiu um comunicado oficial cobrando do Ministério da Saúde que sejam implementadas, com máxima urgência, ações para impedir o avanço da doença no País”, destacou o dr. Ricardo Barros ao comentar alguns dos temas abordados durante o Fórum.

Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110