Associe-se

PALS contará com plano estratégico de fortalecimento e anuncia calendário 2017 até o mês de dezembro

reuniao-pals2016
Coordenadores estaduais do PALS, em Salvador (BA) / Foto: Agência Olho de Peixe

Em dezembro, a Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP) divulgará o calendário com os cursos do seu Programa de Reanimação Pediátrica (PALS) previstos para 2017. Em torno de 60 formações deverão ser realizadas ao longo do ano. Contudo, este número pode aumentar, de acordo com a demanda e com o êxito do planejamento estratégico para estimular a iniciativa, que deverá ser colocado em práticas nos próximos meses.

O fortalecimento do PALS, como produto com selo de qualidade da SBP, foi tema de reunião dos seus coordenadores estaduais. No encontro, realizado em 5 de novembro (sábado), em Salvador (BA), foi feito um diagnóstico do Programa, buscando identificar problemas para sua implementação e os fatores com potencial para estimular sua ampliação.

“Há bons sinais: a atual gestão da SBP abraçou o PALS e, agora, com reforço em ações de marketing, acreditamos que será possível ganhar ainda mais a adesão de médicos, residentes e alunos de graduação em medicina”, disse o dr Alexandre Rodrigues Ferreira, coordenador deste trabalho em nível nacional.

COMUNICAÇÃO - Além do investimento em comunicação, ele afirma que, na reunião, os coordenadores estaduais demonstraram engajamento com o projeto, com o compromisso de realizar reuniões periódicas para assegurar que o plano de trabalho seja cumprido. “Há a pretensão de desenvolver ações de educação continuada, que darão uma nova dinâmica aos cursos e terão impacto no seu crescimento consistente”, destacou o dr Alexandre Rodrigues Ferreira, preocupado com a melhora da formação dos pediatras para o atendimento das crianças e adolescentes.

Entre os desafios apontados pelos coordenadores dos polos estaduais do PALS está a renovação dos materiais utilizados nas formações e a inclusão do Programa na agenda de prioridades dos gestores das filiadas da SBP nos estados.  “O PALS tem fôlego técnico para oferecer uma excelente formação. Trata-se de um Programa, padronizado pela American Heart Association (AHA), que deve ser visto como um serviço importante da SBP para os médicos brasileiros. Seus participantes saem com a certeza de foram devidamente treinados por pediatras experientes no atendimento e no ensino, ou seja, estão prontos para o desafio do atendimento diário”, disse a presidente da SBP, dra Luciana Rodrigues Silva, que também acompanhou o encontro.

TREINAMENTO - As filiadas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Maranhão, Pará, Goiás e o Distrito Federal já oferecem a capacitação. As localidades que não possuem polo de treinamento devem procurar a regional mais próxima para realização do curso. Clique aqui e confira o calendário atual da atividade.

O Programa de Reanimação Pediátrica da SBP é considerado pela AHA como o maior centro de treinamento do PALS no Brasil, o que dá à entidade um porte de reconhecimento internacional. Desde a criação do PALS, em 1998, mais de 10 mil pediatras foram capacitados. No ano passado, foram realizados 74 cursos, com 1.194 alunos treinados.

De acordo com o 2º vice-presidente da SBP, dr Edson Liberal, que também acompanhou o encontro, há o compromisso da atual gestão com a educação continuada dos associados e para isso todos os esforços serão dispensados. “Este encontro é uma oportunidade de juntos desenharmos propostas para o fortalecimento do PALS e para o fortalecimento da pediatria brasileira como um todo. Nossa gestão tem esse compromisso com todos e vai cumpri-lo”, pontuou.

Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 • Fax: 21 2547-3567 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110