Associe-se

Pediatras ainda podem enviar sugestões de temas para o Fórum de Defesa e Valorização Profissional


A Comissão Organizadora do 38º Congresso Brasileiro de Pediatria (38º CBP), evento realizado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), prorrogou até o próximo sábado (30) o prazo para que os associados enviem suas sugestões de temas a serem debatidos no Fórum de Defesa e Valorização Profissional. O evento será realizado dentro da programação do 38º CBP e acontecerá no dia 12 de outubro, no auditório 1 do Centro de Convenções do Ceará, das 11h30 às 12h30.

 

A presidente da SBP, dra. Luciana Silva, convida a todos para que enviem por e-mail os temas relacionados à defesa profissional que consideram relevantes. O objetivo é qualificar ainda mais os debates sobre o exercício da pediatria no País, a fim de que sejam discutidas e indicadas as possíveis solução para os problemas identificados. As mensagens devem ser enviadas para os dois e-mails: maruncury@hotmail.compresidente@sbp.com.br.

 

“Todas as contribuições serão analisadas e ajudarão a SBP a dar continuidade ao seu plano de ação, cada vez mais afinado com o pensamento dos pediatras brasileiros. Assim a sua contribuição poderá ser útil para a condução dos debates e também poderá servir de subsídio para o documento que será divulgado ao fim do encontro”, ressalta a dra Luciana.

 

A atividade será coordenada pelo Diretor de Defesa Profissional da SBP, dr. Marun David Cury. As palestras serão ministradas pelos diretores-executivos da instituição: dra. Luciana Rodrigues Silva (presidente); dr. Clóvis Francisco Constantino (1º vice-presidente); dr. Edson Ferreira Liberal (2º vice-presidente); dr. Sidnei Ferreira (secretário-geral) e dra. Maria Tereza Fonseca da Costa (diretora-financeira).

 

CARTA DE FORTALEZA – A pauta do Fórum de Defesa Profissional será focada em questões relacionadas aos serviços públicos e também na saúde suplementar. Ao final, os participantes devem aprovar a divulgação de um documento síntese, com as principais propostas dos pediatras. 

 

A Carta de Fortaleza alinhará a visão dos pediatras sobre os problemas que afetam o exercício pleno da especialidade, assim como suas reivindicações para recolocar a assistência nos trilhos, em especial no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). O documento, que expressará a percepção dos 21 mil pediatras brasileiros associados à SBP, será entregue a órgãos, como o Ministério da Saúde e o Ministério Público Federal.

 

Segundo o dr. Marun Cury, entre os temas a serem abordados estão os baixos valores pagos aos médicos conveniados às operadoras de planos de saúde e àqueles que atuam na rede pública, seja por contratação direta, seja por vínculos com prestadores de serviços. Na avaliação da SBP, todos os números estão defasados.

 

PLANO DE CARREIRA – Durante as discussões, a Defesa Profissional da SBP quer debater ainda os critérios para atualização dos valores das consultas, usando como base o piso da Federação Nacional dos Médicos (Fenam). Da pauta, também farão parte a análise da proposta de um plano de carreira, cargos e salários para o pediatra que atua na rede pública.

 

Dr. Marun Cury ressalta que a preocupação é fazer com que o espaço de debates, em Fortaleza, “seja propositivo e termine com propostas sólidas para a valorização da categoria”. As ações do Departamento dialogam com o objetivo principal da gestão da SBP: valorizar o pediatra e a pediatria. Para tanto, os representantes da diretoria de Defesa Profissional têm ido aos estados para ouvir de perto os profissionais e colher sugestões, qualificando a relação da entidade com seus associados.

 

DEBATE DEMOCRÁTICO – De acordo a dra. Luciana, a iniciativa de ouvir os associados partiu do atual grupo gestor da SBP, que permanentemente tem buscado o engajamento de todos os pediatras nas ações lideradas pela entidade, sempre na perspectiva de promover um debate democrático.  Na visão da instituição, são muitos os problemas com impacto negativo no exercício da pediatria no País. Contudo, com a contribuição dos pediatras será possível definir ações estratégicas, focadas em temas prioritários.

 

“Temos trabalhado diuturnamente para cumprir os compromissos assumidos durante a campanha que levou à nossa eleição. Temos procurado atuar de forma ética e transparente, buscando dar novo fôlego à nossa Sociedade, inserindo-a nas grandes discussões relacionadas às políticas públicas, fortalecendo sua produção científica e valorização as atividades de capacitação”, frisa a presidente da SBP.

 

Para saber mais sobre o 38º Congresso Brasileiro de Pediatria, durante o qual acontecerá o Fórum de Defesa e Valorização Profissional, acesse o link abaixo. No site, há mais detalhes sobre a programação, palestrantes, cursos e inscrições, que poderão ser feitas com desconto também até o dia 30 de setembro.

 

VISITE O SITE DO 38º CONGRESSO BRASILEIRO DE PEDIATRIA

 

Conteúdos relacionados no portal:

Prazo para inscrições com desconto no 38º Congresso Brasileiro de Pediatria termina na dia 30 de setembro

Depoimentos colhidos em projeto inédito da SBP mostram preocupação do pediatra com a especialidade e com o bom exercício da medicina

Presidente da SBP convida categoria a participar do 38º CBP em Fortaleza


Nossos Endereços

SBP-Sede • R. Santa Clara, 292 - Rio de Janeiro (RJ) - CEP: 22041-012 • 21 2548-1999 

FSBP • Alameda Jaú, 1742 – sala 51 - São Paulo (SP) - CEP: 01420-002 • 11 3068-8595 / 8618 / 8901 / 8675 • Fax: 3081-6892 

SBP-RS • R. Carlos Gomes, 328/305 - Porto Alegre (RS) - CEP: 90480-000 • 51 3328-9270 / 9520 

Memorial • Rua Cosme Velho, 381 - Cosme Velho (RJ) - CEP: 22241-125 • 21 2245-3110